Com o lema Plantar Educação para colher uma Alimentação Saudável, a Semana Nacional do Alimento Orgânico começa nesta quarta, 24 de maio, promovendo campanhas em todo país para oferecer informações aos consumidores sobre produtos orgânicos: como são cultivados, como certificar-se de sua qualidade, onde encontra-los. A data marca também a comemoração dos 27 anos de trabalho do Cepagro pela promoção da agroecologia em comunidades do campo e da cidade.

A inauguração da Feira Agroecológica do Campeche no sábado, 27 de maio, abre as comemorações da Semana do Alimento Orgânico. A Feira acontece a partir das 7h no estacionamento da Aldeia Índigo (Av. Pequeno Príncipe, Campeche) e é resultado da articulação do Cepagro com agricultores familiares de Leoberto Leal e Vidal Ramos (SC) que fazem parte da Rede Ecovida de Agroecologia.
No Itacorubi, durante a manhã e tarde do dia 31 de maio, o Hall do CCA estará ocupado com a Mostra Cepagro Fora de Casa, com banners, vídeos, publicações e fotos do trabalho da entidade ao longo de mais de duas décadas. Na hora do almoço, entre uma apresentação musical e outra da Hora Feliz do CCA, estarão presentes profissionais que começaram sua trajetória no Cepagro, contando suas experiências na ONG.
Na 5ª feira, 1 de junho, o Auditório da FIESC (Rod. Admar Gonzaga, Itacorubi) recebe a partir das 9h o Seminário sobre Qualidade dos Produtos Orgânicos em SC, com apresentação dos resultados de monitoramento de alimentos orgânicos e de um questionário sobre alimentos orgânicos pela Cidasc e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Na parte da tarde, ainda na Epagri, haverá palestras sobre Qualidade do Alimento Orgânico e Segurança Alimentar, com a nutricionista Elaine de Azevedo e sobre a Relação Produtor e Consumidor no Mercado dos Orgânicos, com o Prof. Oscar José Rover, coordenador do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar da UFSC. Agricultores e agricultoras da Rede Ecovida de Agroecologia também estarão presentes para falar sobre seu trabalho na produção orgânica, a partir das 15h50.
De volta ao Centro de Ciências Agrárias, ainda na 5ª feira, o Cepagro participa da 1ª Semana de Estágios e Formação Profissional, promovida pelo Centro Acadêmico de Agronomia da UFSC. A conversa com o Cepagro e estudantes de Agronomia será no Auditório da Fitotecnia às 20h.
Fechando a Semana, no dia 2 de junho, a edição festiva da Feira Orgânica CCA – que acontece todas as sextas no estacionamento do Campus Itacorubi – traz degustação de receitas preparadas por ecochefs Slow Food e da erva mate orgânica Catanduvas, distribuição de sementes, oficinas e visitas guiadas com o grupo Horta Orgânica do CCA (HOCCA). Estarão presentes os parceiros e parceiras da Revolução dos Baldinhos e da Horta Comunitária do PACUCA, além de agricultoras e agricultores do Núcleo Litoral Catarinense da Rede Ecovida de Agroecologia. Além do Grupo Flor do Fruto de Agroecologia, haverá outros grupos de agricultores e agricultoras ofertando seus alimentos na Feira neste dia.