Sede do Cepagro recem inaugurada, na década de 90.

NOSSA HISTÓRIA

O Cepagro – Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – foi fundado em 20 de abril de 1990 por agricultores e técnicos interessados na formação de pequenas redes produtivas locais, como forma de viabilização das propriedades rurais familiares.

Em 1996, fomos reconhecidos como Entidade de Utilidade Pública pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com a Lei nº 10.212/96, e pelo Município de Florianópolis, com a Lei nº 4.846/96.

Ao longo de sua existência, e através de profunda e contínua reflexão crítica, o Cepagro vem se reestruturando para melhor atender a atual realidade sócio-cultural e econômica de SC – no que tem obtido bons resultados através dos projetos que executa, atuando sempre em forma de rede, parcerias e convênios.

No âmbito desta reestruturação, traçou-se uma proposta de Projeto Institucional que reafirma a importância de se manter o Cepagro atuante e com propósito de trabalho orientado para organização popular de comunidades rurais e urbanas, ampliando sua atuação na Agroecologia.

ATUAÇÃO EM ESPAÇOS DELIBERATIVOS

O Cepagro integra diferentes espaços públicos: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Florianópolis (Comseas), Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Florianópolis (CAE), Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (Cederural/SC), Comissão da Produção Orgânica de Santa Catarina (CPOrg), Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT) e Fórum Catarinense de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FCSSAN). Além disso, atuamos junto ao Núcleo Santa Catarina da Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável, Rede Semear Floripa de Agricultura Urbana, Rede Catarinense de Engenhos de Farinha, Red Internacional de Huertos Educativos (RIHE) e Rede Ecovida de Agroecologia.

Por serem espaços representativos e deliberativos, possibilitam a interlocução com diferentes esferas dos governos e sociedade civil, favorecendo a criação e a implementação de políticas públicas voltadas para o interesse da agricultura familiar e comunidades urbanas, reforçando a relação entre micro e macros esferas.

A partir da incidência de atividades de formação, acompanhamento técnico e organização, estabelecemos cotidianamente, com o público beneficiário dos projetos executados, reflexões críticas sobre a realidade vivenciada, vislumbrando potenciais e limites ao processo de busca de alternativas. Espera-se, assim, contribuir para a construção de bases que possibilitem uma boa perspectiva para o futuro da Agricultura Familiar e das comunidades urbanas, unificando de maneira integrativa estes dois universos.

RELAÇÃO COM A UFSC

Nossos projetos junto aos apoiadores públicos e privados, nacionais ou internacionais, são elaborados considerando a UFSC como parceira nas ações e trabalhos desenvolvidos, envolvendo de maneira direta estudantes e professores.

Para tanto, disponibilizamos espaço físico, estrutura de trabalho e auxílio na orientação de estagiários, bolsistas, pesquisadores, estudantes da graduação e pós-graduação, participando de projetos acadêmicos durante e em final de curso.

O Cepagro também auxilia na complementação à Extensão Universitária, possibilitando aos interessados nas diferentes linhas de atuação da Entidade estabelecer aprofundamentos práticos e teóricos das práticas coletivas e Agroecológicas de produção e organização, na esfera rural e urbana.

TRABALHO EM REDE

Uma das principais estratégias de promoção da Agroecologia no Cepagro é o apoio a iniciativas agroecológicas rurais e urbanas para fortalecimento de alternativas de produção e consumo através do trabalho em Rede.

Articulamos grupos de agroecologia, organizações e instituições de apoio por meio de encontros, seminários, oficinas, intercâmbios e comunicação formativa. Fomentamos a organização de agricultores familiares para a adoção de práticas agroecológicas, planejamento de produção, abertura de canais de escoamento e valorização do patrimônio agroalimentar, principalmente através da articulação com a Rede Ecovida de Agroecologia e com organizações latinoamericanas.

Também participamos na articulação de redes de agricultura urbana, hortas pedagógicas, engenhos artesanais e outras temáticas ligadas à agroecologia, complementando este trabalho com nossa atuação em espaços de representação políticas (Fóruns, Conselhos, audiências públicas). Buscamos com isso contribuir para a segurança alimentar e nutricional, a saúde de agricultores e consumidores e a conservação do meio ambiente.