VÍDEOS E VIDEOAULAS

A comunicação formativa é uma das principais estratégias de promoção da agroecologia do Cepagro. Em nossos projetos, buscamos sempre incorporar, além de publicações, materiais audiovisuais, como séries e videoaulas que sensibilizem para os temas trabalhados pela organização. Conheça algumas das nossas produções clicando nos títulos e imagens abaixo. Estas e outras produções estão em nosso Canal do youtube.

SÉRIES AUDIOVISUAIS

Série de vídeos com causos, histórias e memórias dos engenhos de farinha de Santa Catarina. A série faz parte da campanha #EngenhoéPatrimônio, que busca mobilizar comunidades para o reconhecimento dos engenhos de farinha catarinenses como Patrimônio Cultural.

Série de entrevistas com quem faz a Agroecologia acontecer na América Latina. A cada novo episódio trazemos o depoimento de agricultores/as ou representantes de organizações parceiras do Cepagro no projeto Saberes na Prática em Rede, apoiado pela Fundação Inter-Americana (IAF).

Em três episódios, a série Vidas Agroecológicas traz histórias de vida de quem cultiva a Agroecologia, no campo e na cidade, em Santa Catarina. É uma parceria audiovisual entre Cepagro, University of British Columbia e Inter-American Foundation.

Série de vídeos sobre as Formações Cidadãs em Segurança Alimentar e Nutricional que o Cepagro promoveu em parceria com a Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional – TearSAN/UFSC como uma continuidade da Ação Solidária COVID 19.

Série de vídeos do projeto Consumidores e Agricultores em Rede, uma parceria entre Cepagro, Centro Vianei (SC), AS-PTA (PR) e CETAP (RS) com o apoio da Misereor. Em cada episódio apresentamos diferentes experiência relacionada à produção e ao abastecimento de alimentos agroecológicos no sul do Brasil.

VIDEOAULAS

Série de videoaulas sobre educação agroecológica produzida através do projeto Educando e Transformando com a Horta, que conta com o apoio do Instituto MRV. O projeto tinha como objetivo trabalhar a educação agroecológica junto a escolas municipais de São José, na Grande Florianópolis, através do desenvolvimento de hortas pedagógicas. Com a necessidade de adaptar as atividades para a educação remota, devido a pandemia, produzimos este material que pode ser utilizado por educadores e educadoras que desejam trabalhar a educação ambiental.

Esta série é uma co-produção entre CEPAGRO e A Vida é Uma Arte Produções e foi pensada especialmente para o momento de pandemia em decorrência da COVID-19. A cada episódio, novos aprendizados sobre os mistérios da compostagem, sempre de forma lúdica e didática, com o objetivo de levar para dentro de casa o universo da compostagem, unindo arte e ciência. Uma série para toda a família.

Capa da série audiovisual Adubação Verde e Agroecologia

Esta série tem como ponto de partida as vivências de famílias agricultoras da Rede Ecovida a que participaram do projeto “Culturas de Cobertura da Próxima Geração”, realizado pelo Cepagro com apoio da Conservation, Food & Health Foundation. Em três episódios, explicamos o que é adubação verde e quais seus benefícios, trazemos exemplos práticos da sua aplicação em diferentes contextos e refletimos sobre os desafios para a sua utilização e alternativas para contorná-los.

Abordar a educação patrimonial e a cultura alimentar de forma lúdica: esse é o objetivo da série audiovisual FARINHADA DO AMANHÃ. A proposta é estimular estudantes, professores e profissionais da área da cultura a identificar e registrar a cultura alimentar da região onde moram, dialogando com diferentes áreas de conhecimento, como ciências humanas e naturais, linguagem, matemática e artes.

A série é parte do projeto FARINHADA DO AMANHÃ, que teve apoio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019 e foi realizado pelo Cepagro em escolas de Garopaba.