ASSESSORIA EM COMPOSTAGEM

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todo e qualquer tipo de resíduo orgânico deve ser reciclado e não mais destinado ao aterro sanitário. A reciclagem dos resíduos orgânicos é também uma ação que vai ao encontro de pelo menos 3 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030 da ONU.

A realidade, no entanto, ainda está longe de cumprir com as expectativas. Atualmente menos de 2% dos resíduos orgânicos são reciclados no Brasil. A maior parte vai parar em aterros sanitários e lixões, o que provoca a contaminação do solo e das águas subterrâneas e a emissão de maus odores, além de favorecer a proliferação de doenças e de contribuir com a emissão de gases de efeito estufa e, consequentemente, com o aquecimento global.

É possível contornar este cenário com uma solução simples e eficaz: a COMPOSTAGEM.

O CEPAGRO, com mais de 15 anos de experiência em Compostagem e Gestão de Resíduos Orgânicos, implementa projetos para diferentes escalas, desde residências, condomínios, comunidades, escolas, empresas e municípios. Desde 2012, já assessoramos a implementação de mais de 12 pátios de compostagem. Adicionalmente, o CEPAGRO também participou da produção de materiais técnicos que são referência nacional na temática.

Entre eles está o Boletim Critérios Técnicos para Elaboração de Projeto, Operação e Monitoramento de Pátios de Compostagem de Pequeno Porte, elaborado em parceria com a Fundação de Amparo a Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC), e o Manual “Compostagem doméstica, comunitária e institucional de resíduos orgânicos”, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Junto ao MMA, o CEPAGRO também contribuiu com a construção da Resolução CONAMA nº481, sobre compostagem.

Veja algumas das assessorias realizadas pelo CEPAGRO:

2012

SESC/SC

Capacitação de funcionários e implementação de pátios de compostagem nas unidades Florianópolis, Blumenau e Lages.

Capacidade: 500kg/dia  Fonte: restaurante

2015/2019

Prefeitura de São Paulo​

Assessoria e monitoramento de pátios de compostagem do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis na Lapa, Sé, Mooca e Ermelino Matarazzo

Capacidade: 10 toneladas/dia  Fonte: Feiras Livres

2016/2019

Fundação Banco do Brasil

Reaplicação da Compostagem Comunitária em diversas regiões do país, através do Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social.

Capacidade: 500kg/dia Fonte: Residências

2018

ENGIE

Capacitação de funcionários e implementação de pátios nas usinas hidrelétricas de Itá (SC), Passo Fundo e Machadinho (RS).

Capacidade: 250kg/dia  Fonte: Refeitórios

2021/2022

CGT ELETROSUL

Concepção de projeto e implantação de uma unidade de compostagem.

Capacidade: 2,5 toneladas/mês  Fonte: Restaurante, copa e jardinagem

2021/2022

Fundação Itaipu

Concepção de três unidades de valorização de resíduos orgânicos (UVRO) para municípios do Paraná.

Capacidade: 10 toneladas/dia Fonte: Resíduos orgânicos do município

Qual a postura da sua empresa ou instituição perante este cenário?

Quando uma empresa, um empreendimento hoteleiro ou uma instituição de ensino  adota a gestão dos resíduos orgânicos, além de cumprir com a legislação ambiental e evitar sanções e multas, ainda contribui para a saúde pública e assume uma maior responsabilidade ambiental, reduzindo as emissões de carbono e melhorando sua imagem perante o mercado e a sociedade.

 

A gestão do seu município está tratando os resíduos orgânicos?

Pátios de compostagem municipais, ainda que em escala piloto, já são uma realidade em cidades como São Paulo e Florianópolis. Além de se adequarem à PNRS, os municípios que tratam os resíduos orgânicos em pátios de compostagem têm ganhos econômicos e ambientais significativos. Ao desviar dos aterros sanitários um volume considerável de resíduos, diminuem o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono. Além disso, o composto gerado nos pátios pode ser utilizado como insumo em jardins e praças públicas.

O que é compostagem?

A compostagem, segundo a resolução CONAMA n° 481/2017, é um processo de decomposição controlada dos resíduos orgânicos, ou seja, é uma técnica de transformação dos resíduos orgânicos em adubo. Há diversas formas de fazer compostagem, uma delas é através do Método UFSC, utilizado pelo Cepagro.

compostagem
leiras construída no método UFSC de compostagem

Método UFSC de compostagem

O Método UFSC se utiliza de materiais de fácil acesso (palha, serragem e/ou poda picada) para criar um ambiente com altas temperaturas (termofílico), circulação de ar (aeróbio) e inodoro para transformar os resíduos em adubo. Ou seja, compostagem envolve calor, oxigênio e não dá cheiro. É um método ideal tanto em escala doméstica quanto institucional e corporativa.

Por que implantar a compostagem?

Adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010)

Baixo custo de implantação e operação

Redução na emissão dos gases do efeito estufa

Contribui com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Contempla todo tipo de resíduos orgânicos produzido

Geração de adubo com potencial agrícola

Como o Cepagro realiza assessoria em compostagem?

Para mais informações, entre em contato através do compostagem@cepagro.org.br.