PUBLICAÇÕES

A comunicação formativa é uma das principais estratégias de promoção da agroecologia do Cepagro. Em nossos projetos, buscamos sempre incorporar a produção de publicações e audiovisuais. Todas estão disponíveis para visualização e download online, basta clicar nos títulos abaixo. Além disso, entre em contato com nossa assessoria de comunicação para verificar a disponibilidade de exemplares impressos através do e-mail comunicacao@cepagro.org.br.

Fruto de uma colaboração entre o Laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (LEAp-UFSC), Cepagro, Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) e LiteFarm, a cartilha Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC): Guia de reconhecimento para agricultores e consumidores foi produzida a partir da pesquisa de mestrado em Agroecossistemas da Larisse Cavalcante, orientada pelo professor Ilyas Siddique e co-orientada pela professora Hannah Wittman. O guia tem por objetivo ajudar agricultores, consumidores e educadores ambientais a reconhecerem plantas alimentícias que são normalmente desconhecidas ou pouco utilizadas no campo ou nas feiras, porém são de extrema relevância para a soberania alimentar, conservação da biodiversidade e geração de renda.

O Boletim Especial “Ação Covid” 2020-2023, disponível para visualização online, apresenta o desenvolvimento do trabalho em Rede executado pelas ONGs AS-PTA, Centro Vianei, Cepagro e CETAP, cujos resultados incidem diretamente no enfrentamento à fome e insegurança alimentar no Sul do Brasil. O boletim apresenta as ações de abastecimento solidário, com base em alimentos agroecológicos e voltadas para famílias em insegurança alimentar por conta da pandemia, que foram realizadas a partir de 2020 e seguem ainda vigentes. A participação ativa de muitos atores sociais públicos e privados contribuiu decisivamente para essas ações alcançarem 152.386 pessoas em 22 municípios nos três estados da região Sul. Movimentando mais de 330 toneladas de alimentos com grande diversidade, incluindo folhosas, temperos, grãos, frutas, raízes, hortaliças, bulbos, tubérculos, farinhas, ovos e leite.

Imagem da capa do livro "Dez anos fortalecendo SPGs na América Latina"

Confiança, participação e diálogo de saberes: estes são alguns dos princípios que regem os Sistemas Participativos de Garantia (SPGs) uma metodologia de avaliação e garantia da qualidade orgânica dos alimentos, onde os próprios agricultores e agricultoras são responsáveis por certificar sua produção e de seus pares. Buscando compartilhar experiências de certificação participativa em diferentes contextos, o Cepagro reuniu no livro Dez anos fortalecendo SPGs na América Latina alguns dos SPGs que surgiram e se fortaleceram nos últimos anos a partir do projeto “Saberes na Prática em Rede”, coordenado pelo Cepagro com apoio da Fundação Interamericana (IAF).

Você pode baixar a versão da cartilha em PORTUGUÊS, em ESPAÑOL

Capa da cartilha Agroecologia, Soberania Alimentar e Bem-estar.

A cartilha Agroecologia, Soberania Alimentar e Bem-estar reúne informações sobre o uso de indicadores para monitorar e avaliar as maneiras pelas quais a Agroecologia e a Soberania Alimentar influenciam o bem estar de indivíduos, de comunidades e da natureza. A publicação foi produzida por pesquisadoras da University of British Columbia (UBC) em parceria com o Cepagro, Movimiento de Economía Social y Solidaria del Ecuador e outras seis organizações que desenvolvem o projeto Agroecologia na América Latina: construindo caminhos.

Você pode baixar a versão da cartilha em PORTUGUÊS, em ESPANHOL ou em INGLÊS

O livro Horta na Escola: Passo a Passo tem o objetivo de mostrar como construir uma estrutura de canteiros agroecológicos em escolas – mas também servem para outros espaços, como praças e centros comunitários. Um dos principais propósitos é incentivar os estudantes e a comunidade escolar a adquirirem hábitos alimentares mais saudáveis. Esta publicação faz parte do Projeto “Fortalecimento da Educação Alimentar e Nutricional no Ambiente Escolar: ações multidisciplinares e intersetoriais”, coordenado por professores do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com apoio financeiro do CNPq e realizado em parceria com o Cepagro.

A cartilha Adubação Verde: ferramenta da Agroecologia é fruto do projeto Next generation cover crops: driving innovation in soil management with participatory certification (Plantas de cobertura para nova geração: desenvolvendo inovações para o manejo do solo com certificação participativa), desenvolvido pelo Cepagro em conjunto com a Universidade de Michigan, agricultores/as do Núcleo Litoral Catarinense da Rede Ecovida e comunidades indígenas Guarani, com o apoio da Conservation, Food & Health Foundation”.

As cartilhas “Sou Agricultor(a)” e “Sou Consumidor(a)“, foram produzidas para auxiliar na divulgação de uma tecnologia social simples de venda direta de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos: as Células de Consumidores Responsáveis (CCR). As cartilhas se destinam a consumidores/as, agricultores/as e organizações que queiram fomentar a autogestão de grupos de compra/venda direta de alimentos, para que este tipo de experiência possa ser multiplicada e fortalecida. A publicação foi produzida pelo Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF/UFSC), em parceria com o Cepagro e contou com o apoio da Fundação Inter-Americana (IAF). As cartilhas da CCR também estão disponíveis em espanhol: Soy Agricultor(a) e Soy Consumidor(a).

O e-book 10 Mitos e Verdades sobre a Tributação dos Agrotóxicos foi produzido numa parceria entre Cepagro, Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e o Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT). A publicação tem o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre questões relacionadas à isenção fiscal dada para agrotóxicos no Brasil: quanto o país deixa de arrecadar? Quais os custos gerados para a saúde da população e para os cofres públicos com os benefícios fiscais para venenos? Se os agrotóxicos fossem tributados, os alimentos aumentariam de preço? Para saber mais, baixe o e-book gratuitamente neste link.

Guia de Atividades Educando com a Horta é um livro didático desenvolvido por pessoas que veem nas hortas escolares uma forma de transformar a educação e o mundo para melhor. Foi elaborado pela equipe do Cepagro com o intuito de compartilhar a metodologia de hortas escolares desenvolvida ao longo de 10 anos de experiência. A metodologia une o calendário agrícola ao escolar a partir de atividades agrupadas em 3 eixos: Gestão de resíduos e compostagem, horta agroecológica e alimentação saudável. Com o livro em mãos, educadores, pesquisadores e profissionais que apostam na educação ambiental irão descobrir como trabalhar diversas disciplinas no espaço da horta, que é um laboratório vivo de aprendizados.

O livro Comida de Engenho: celebrando histórias à mesa traz uma saborosa coletânea de receitas tradicionais dos engenhos de farinha catarinenses, guardadas ao longo de gerações por mestras e mestres e colhidas pela equipe do Ponto de Cultura Engenhos de Farinha e Cepagro. O livro foi produzido através do edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

Abastecimento Agroecológico de Consumidores articulado com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: O livro é fruto do trabalho e das reflexões desenvolvidas pelo Projeto Misereor em Rede, desenvolvido pelo Cepagro junto com outras três organizações da Agroecologia no Sul do Brasil. São elas: Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP – RS), AS-PTA Agroecologia (PR) e Centro Vianei de Educação Popular (SC). O projeto é financiado pela organização Alemã Misereor.

O Manual de Orientação para Compostagem Doméstica, Comunitária e Institucional de Resíduos Orgânicos foi elaborado conjuntamente pelo Cepagro, Ministério do Meio Ambiente e Sesc/SC com o intuito de contribuir para uma nova visão sobre a gestão de resíduos orgânicos. O manual descreve em detalhes o Método UFSC de compostagem e sua aplicação no contexto da gestão comunitária e da gestão institucional (de grandes geradores) de resíduos orgânicos. Descreve, ainda, a experiência da Revolução dos Baldinhos e da compostagem nas unidades do Sesc/SC, bem como quatro atividades de educação ambiental com compostagem em escolas.

Critérios Técnicos para Elaboração de Projeto, Operação e Monitoramento de Pátios de Compostagem de Pequeno:  Parte do projeto REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS: gestão social e cooperativa de resíduos sólidos orgânicos, um modelo comunitário, este Boletim Técnico visa fomentar modelos descentralizados de gestão de resíduos sólidos orgânicos e a conseqüente adequação de comunidades e municípios à Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS), com a valorização da fração orgânica dos resíduos, a educação ambiental, melhorias na limpeza pública e promoção de geração de renda local, além do estímulo ao consumo de alimentos saudáveis através da Agricultura Urbana de base agroecológica.

Rede SAFAS: Trazendo a floresta pra dentro da roça: A disseminação de experiências em Sistemas Agroflorestais Agroecológicos pelo Brasil mostra como essa agricultura em harmonia com o meio ambiente pode trazer soluções em termos de conservação e regeneração ambiental e segurança e soberania alimentar e nutricional. A cartilha traça um breve panorama sobre o trabalho da Rede de Sistemas Agroflorestais do Sul do Brasil, formada a partir de uma chamada conjunta entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com coordenação do prof. Ilyas Siddique, do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. A cartilha aborda ainda os princípios, metodologias de trabalho e contribuições para o desenvolvimento das agroflorestas no Sul do Brasil e busca compartilhar experiências de Sistemas Agroflorestais implantados e assessorados por organizações e cooperativas que integram a Rede.

A publicação Agroecologia: Saberes e Práticas faz parte do projeto de Diversificação Agroecológica da Fumicultura, executado pelo Cepagro junto a 100 famílias agricultoras nos municípios de Leoberto Leal, Major Gercino e Nova Trento com apoio do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina (FRBL/MPSC). O projeto é voltado para famílias que querem depender menos do cultivo de tabaco e do uso de agrotóxicos e adubos químicos. Na cartilha, você encontrará um pouco do que é trabalhado nas oficinas e atividades do projeto. São técnicas para promover uma agricultura que produz melhorando a qualidade do meio ambiente e a saúde dos agricultores/as. A publicação aborda ainda as dinâmicas de organização e comercialização das famílias ligadas à Agroecologia.

Revolução dos Baldinhos: A Tecnologia Social da Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana: Com a inclusão ao banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil, o projeto Revolução dos Baldinhos passou a ser reconhecido como uma ferramenta replicável, adequado a escalas e realidades distintas de habitações populares em todo o país. Com esta publicação, pretendemos tornar acessível o passo a passo de implementação deste método, desde o engajamento comunitário até a logística de operacionalização da compostagem e promoção da Agricultura Urbana, passando pelas esferas de articulação fundamentais para a consolidação da iniciativa.

O passo-a-passo de uma Revolução: Compostagem e Agricultura Urbana na Gestão de Resíduos Orgânicos: Esta publicação avalia a importância do aproveitamento da fração orgânica como matéria prima, discutindo a cadeia da reciclagem e a maneira com que a comunidade Chico Mendes (Florianópolis) se organizou até tornar-se uma referência nacional em compostagem e agricultura urbana. Tão fundamental quanto promover o saneamento, o método da Revolução dos Baldinhos provou promover a cidadania e educação ambiental através de uma completa mudança de foco na relação com o “lixo”. Ao longo das páginas seguintes, registros desta trajetória compartilham inspirações e parâmetros para sua livre reprodução.

Coleção Saber na Prática: Vivências em Agroecologia
Esta coleção apresenta a sistematização de metodologias adotadas pela entidade em seu trabalho de organização popular, dirigido a famílias em comunidades rurais e urbanas do Litoral Catarinense, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. A coleção é composta por quatro volumes disponíveis online:
Volume 1 – Banheiro Seco
Volume 2 – Certificação Participativa
Volume 3 – Agricultura Urbana
Volume 4 – Diversificação Produtiva

Engenhos da Cultura: Teias Agroecológicas: A força da cultura agroalimentar ligada aos engenhos de farinha de mandioca de Santa Catarina e sua possibilidade de ressignificação através da agroecologia são o mote de onde surgem as diversas ações apresentadas nesta publicação, composta de e-book e vídeo, que também retrata a trajetória da Rede Catarina Slow Food e parceria entre os Convívios Engenhos de Farinha e Mata Atlântica. O trabalho é uma compilação das atividades realizadas pelo Ponto de Cultura Engenhos de Farinha.