PUBLICAÇÕES

A comunicação formativa é uma das principais estratégias de promoção da agroecologia do Cepagro. Em nossos projetos, buscamos sempre incorporar a produção de publicações e audiovisuais. Todas estão disponíveis para visualização e download online, basta clicar nos títulos abaixo. Além disso, entre em contato com nossa assessoria de comunicação para verificar a disponibilidade de exemplares impressos através do e-mail comunicacao@cepagro.org.br.

O livro Horta na Escola: Passo a Passo tem o objetivo de mostrar como construir uma estrutura de canteiros agroecológicos em escolas – mas também servem para outros espaços, como praças e centros comunitários. Um dos principais propósitos é incentivar os estudantes e a comunidade escolar a adquirirem hábitos alimentares mais saudáveis. Esta publicação faz parte do Projeto “Fortalecimento da Educação Alimentar e Nutricional no Ambiente Escolar: ações multidisciplinares e intersetoriais”, coordenado por professores do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com apoio financeiro do CNPq e realizado em parceria com o Cepagro.

A cartilha Adubação Verde: ferramenta da Agroecologia é fruto do projeto Next generation cover crops: driving innovation in soil management with participatory certification (Plantas de cobertura para nova geração: desenvolvendo inovações para o manejo do solo com certificação participativa), desenvolvido pelo Cepagro em conjunto com a Universidade de Michigan, agricultores/as do Núcleo Litoral Catarinense da Rede Ecovida e comunidades indígenas Guarani, com o apoio da Conservation, Food & Health Foundation”.

As cartilhas “Sou Agricultor(a)” e “Sou Consumidor(a)“, foram produzidas para auxiliar na divulgação de uma tecnologia social simples de venda direta de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos: as Células de Consumidores Responsáveis (CCR). As cartilhas se destinam a consumidores/as, agricultores/as e organizações que queiram fomentar a autogestão de grupos de compra/venda direta de alimentos, para que este tipo de experiência possa ser multiplicada e fortalecida. A publicação foi produzida pelo Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF/UFSC), em parceria com o Cepagro e contou com o apoio da Fundação Inter-Americana (IAF). As cartilhas da CCR também estão disponíveis em espanhol: Soy Agricultor(a) e Soy Consumidor(a).

O e-book 10 Mitos e Verdades sobre a Tributação dos Agrotóxicos foi produzido numa parceria entre Cepagro, Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e o Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT). A publicação tem o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre questões relacionadas à isenção fiscal dada para agrotóxicos no Brasil: quanto o país deixa de arrecadar? Quais os custos gerados para a saúde da população e para os cofres públicos com os benefícios fiscais para venenos? Se os agrotóxicos fossem tributados, os alimentos aumentariam de preço? Para saber mais, baixe o e-book gratuitamente neste link.

Guia de Atividades Educando com a Horta é um livro didático desenvolvido por pessoas que veem nas hortas escolares uma forma de transformar a educação e o mundo para melhor. Foi elaborado pela equipe do Cepagro com o intuito de compartilhar a metodologia de hortas escolares desenvolvida ao longo de 10 anos de experiência. A metodologia une o calendário agrícola ao escolar a partir de atividades agrupadas em 3 eixos: Gestão de resíduos e compostagem, horta agroecológica e alimentação saudável. Com o livro em mãos, educadores, pesquisadores e profissionais que apostam na educação ambiental irão descobrir como trabalhar diversas disciplinas no espaço da horta, que é um laboratório vivo de aprendizados.

O livro Comida de Engenho: celebrando histórias à mesa traz uma saborosa coletânea de receitas tradicionais dos engenhos de farinha catarinenses, guardadas ao longo de gerações por mestras e mestres e colhidas pela equipe do Ponto de Cultura Engenhos de Farinha e Cepagro. O livro foi produzido através do edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

Abastecimento Agroecológico de Consumidores articulado com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: O livro é fruto do trabalho e das reflexões desenvolvidas pelo Projeto Misereor em Rede, desenvolvido pelo Cepagro junto com outras três organizações da Agroecologia no Sul do Brasil. São elas: Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP – RS), AS-PTA Agroecologia (PR) e Centro Vianei de Educação Popular (SC). O projeto é financiado pela organização Alemã Misereor.

Critérios Técnicos para Elaboração de Projeto, Operação e Monitoramento de Pátios de Compostagem de Pequeno: Porte Parte do projeto REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS: gestão social e cooperativa de resíduos sólidos orgânicos, um modelo comunitário, este Boletim Técnico visa fomentar modelos descentralizados de gestão de resíduos sólidos orgânicos e a conseqüente adequação de comunidades e municípios à Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS), com a valorização da fração orgânica dos resíduos, a educação ambiental, melhorias na limpeza pública e promoção de geração de renda local, além do estímulo ao consumo de alimentos saudáveis através da Agricultura Urbana de base agroecológica.

Rede SAFAS: Trazendo a floresta pra dentro da roça: A disseminação de experiências em Sistemas Agroflorestais Agroecológicos pelo Brasil mostra como essa agricultura em harmonia com o meio ambiente pode trazer soluções em termos de conservação e regeneração ambiental e segurança e soberania alimentar e nutricional. A cartilha traça um breve panorama sobre o trabalho da Rede de Sistemas Agroflorestais do Sul do Brasil, formada a partir de uma chamada conjunta entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com coordenação do prof. Ilyas Siddique, do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. A cartilha aborda ainda os princípios, metodologias de trabalho e contribuições para o desenvolvimento das agroflorestas no Sul do Brasil e busca compartilhar experiências de Sistemas Agroflorestais implantados e assessorados por organizações e cooperativas que integram a Rede.

A publicação Agroecologia: Saberes e Práticas faz parte do projeto de Diversificação Agroecológica da Fumicultura, executado pelo Cepagro junto a 100 famílias agricultoras nos municípios de Leoberto Leal, Major Gercino e Nova Trento com apoio do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina (FRBL/MPSC). O projeto é voltado para famílias que querem depender menos do cultivo de tabaco e do uso de agrotóxicos e adubos químicos. Na cartilha, você encontrará um pouco do que é trabalhado nas oficinas e atividades do projeto. São técnicas para promover uma agricultura que produz melhorando a qualidade do meio ambiente e a saúde dos agricultores/as. A publicação aborda ainda as dinâmicas de organização e comercialização das famílias ligadas à Agroecologia.

Revolução dos Baldinhos: A Tecnologia Social da Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana: Com a inclusão ao banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil, o projeto Revolução dos Baldinhos passou a ser reconhecido como uma ferramenta replicável, adequado a escalas e realidades distintas de habitações populares em todo o país. Com esta publicação, pretendemos tornar acessível o passo a passo de implementação deste método, desde o engajamento comunitário até a logística de operacionalização da compostagem e promoção da Agricultura Urbana, passando pelas esferas de articulação fundamentais para a consolidação da iniciativa.

O passo-a-passo de uma Revolução: Compostagem e Agricultura Urbana na Gestão de Resíduos Orgânicos: Esta publicação avalia a importância do aproveitamento da fração orgânica como matéria prima, discutindo a cadeia da reciclagem e a maneira com que a comunidade Chico Mendes (Florianópolis) se organizou até tornar-se uma referência nacional em compostagem e agricultura urbana. Tão fundamental quanto promover o saneamento, o método da Revolução dos Baldinhos provou promover a cidadania e educação ambiental através de uma completa mudança de foco na relação com o “lixo”. Ao longo das páginas seguintes, registros desta trajetória compartilham inspirações e parâmetros para sua livre reprodução.

Coleção Saber na Prática: Vivências em Agroecologia
Esta coleção apresenta a sistematização de metodologias adotadas pela entidade em seu trabalho de organização popular, dirigido a famílias em comunidades rurais e urbanas do Litoral Catarinense, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. A coleção é composta por quatro volumes disponíveis online:
Volume 1 – Banheiro Seco
Volume 2 – Certificação Participativa
Volume 3 – Agricultura Urbana
Volume 4 – Diversificação Produtiva

Engenhos da Cultura: Teias Agroecológicas: A força da cultura agroalimentar ligada aos engenhos de farinha de mandioca de Santa Catarina e sua possibilidade de ressignificação através da agroecologia são o mote de onde surgem as diversas ações apresentadas nesta publicação, composta de e-book e vídeo, que também retrata a trajetória da Rede Catarina Slow Food e parceria entre os Convívios Engenhos de Farinha e Mata Atlântica. O trabalho é uma compilação das atividades realizadas pelo Ponto de Cultura Engenhos de Farinha.