Três a quatro baldes por dia. Essa é a quantidade de lixo que a educadora Roseli Pranger Laurentino recolhe todos os dias no quintal do Centro Educacional Municipal (CEM) Escola do Mar Flavia Scarpelli Leite: a praia. “Alguns dias muito mais, depende das marés. E no fim de semana sempre acumula mais resíduos”, conta Roseli, que leciona na unidade de educação ambiental do município localizada em anexo à Escola do Mar.

Balde de lixo no primeiro plano e ao fundo a praia

Recolher lixo da praia é a ação de formiguinha para um problema gigante. É também uma forma de ensinar sobre o impacto dos nossos resíduos, assim como a compostagem, que mostra na prática como podemos reduzi-lo. Foi para conversar sobre isso que Roseli e os educadores do Cepagro, Karina Smania de Lorenzi e Henrique Martini Romano, se reuniram com os alunos do 5º ano na manhã da última sexta-feira de junho.

Para aprender na prática como os restos de alimentos se transformam em composto, cada aluno/a montou a sua própria minicomposteira de garrafa PET a partir dos resíduos trazidos de casa. Durante a montagem, além de entender por que resíduo orgânico não é lixo, os/as alunos passam a conhecer os agentes envolvidos na compostagem: minhocas, centopéias, colêmbolos… Nós explicamos como fazer este experimento lá no nosso canal do Youtube.

Depois deste primeiro exercício de sensibilização, o 5º ano instalou uma composteira em “tamanho escola”: a composteira em caixa d’água. A turma foi dividida em equipes, cada uma responsável por uma das camadas da composteira: palhada, terrinha preta, resíduos, serragem. Com a composteira instalada, os alunos e alunas assumiram a missão de, não apenas inserir a compostagem para o cotidiano deles/as mesmos/as, como também sensibilizar as outras turmas e os/as funcionários/as da escola a separarem os resíduos orgânicos. Para ajudar, a turma vai espalhar pela escola cartazes de sensibilização feitos junto com a professora Icleia de Almeida Andrade.

Com isso, a Escola do Mar se junta ao movimento que já foi iniciado nas escolas CEM Santa Terezinha e Professora Amélia Inácia de Medeiros Ludwig através do projeto Educando e Transformando com a Horta em São José, realizado pelo Cepagro com o apoio e patrocínio do Instituto MRV. De abril pra cá, os/as estudantes das três escolas já desviaram cerca de 690 kg  de resíduos orgânicos do aterro sanitário direto para a composteira.