Se comer bolo já é bom, comer um bolo com ingredientes cultivados na nossa horta é melhor ainda. Essa foi a experiência vivenciada pelos alunos e alunas do 6º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Santa Terezinha, de São José-SC. Na última semana, eles/as colheram amoras-pretas, flores e folhas de menta cultivadas no quintal da escola para preparar uma receita junto com a nutricionista da escola, Caroline Jonck Fernandes.

Alunos do 6º ano decorando o bolo de menta com flores e amoras-pretas

O processo começou lá em julho, quando as crianças plantaram temperos e ervas aromáticas num dos canteiros da horta da escola, acompanhados pelos educadores do Cepagro, Karina Smania de Lorenzi e Henrique Martini Romano. Passados dois meses, com algumas plantinhas já prontas para serem colhidas, a turma aproveitou uma aula de informática para pesquisar na internet receitas possíveis de fazer com os ingredientes da horta e na sequência fizeram uma eleição para escolher qual seria preparada pelo grupo, e a vencedora foi o bolo de menta.

Durante o preparo, que aconteceu na aula de Ciências, os alunos revisaram na prática os conteúdos que já vinham sendo trabalhados pela professora Beatriz Pereira, como massa e volume, mistura homogênea e heterogênea. O preparo do bolo mostra como a horta pedagógica tem inúmeras possibilidades de conectar disciplinas e conteúdos escolares diversos.

Ainda durante a preparação do bolo, com o auxílio da agrônoma e educadora do Cepagro, Karina Smania de Lorenzi, eles foram identificando os tipos de alimentos presentes na receita: in natura, minimamente processado, processado ou ultraprocessado, como ensina o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Com esta atividade, o projeto Educando e Transformando com a Horta em São José começa a trabalhar a educação alimentar, que é o terceiro e último – mas não menos importante – eixo da metodologia de hortas pedagógicas desenvolvida pelo Cepagro. A relação afetiva desenvolvida entre os/as educandos/as e o que plantam os/as estimula a provar e aprovar novos sabores, enriquecendo suas dietas dentro e fora da escola e desenvolvendo hábitos alimentares mais saudáveis.

pétalas, folhas de menta e amoras pretas colhidas no quintal da escola
foto do bolo de menta com cobertura de chocolate decorado com flores e amoras vista de cima