por Charles Lamb  (coordenador-geral do Cepagro), de Tlaxcala
OLYMPUS DIGITAL CAMERAUnificando a América Latina em torno da Agroecologia, e contando com a participação do Cepagro, Centro Ecológico, Associacion de Produtores Orgânicos del Paraguay e Paraguay Orgânico,
aconteceu na última semana (25 a 27/11) em Tlaxcala (México) o “Workshop de Capacitação e Intercâmbio sobre Certificação Participativa De Produtos Agroecológicos”.
Promovido pelo Centro Campesino para o Desenvolvimento Sustentável, o evento teve como objetivo discutir técnicas e metodologias para o reforço da Certificação Participativa, envolvendo diferentes Associações, Sociedades, consumidores, instituições governamentais e da Educação do México e em particularmente de Tlaxcala, através da troca de aprendizagem, formação e conselhos de especialistas no assunto.
OLYMPUS DIGITAL CAMERASegundo o coordenador do Centro Campesino de Desenvolvimento Sustentável, Humberto Morales, o workshop serve ao propósito de buscar o desenvolvimento das localidades rurais de Tlaxcala e outros municípios do México, alinhados com a natureza para uma vida digna, justa e humana. Em 1998 o Centro Campesino, com o apoio da Fundação Interamericana, iniciou um processo de converter terras erodidas a um adequado manejo agroecológico, por isso já tem um número considerável de produtores(as) de grãos básicos, legumes e ovos produzidos de forma ambientalmente amigável e não agressivo para a saúde humana. Mais recentemente, visando o aprimoramento destes sistemas de produção, passaram a organizar o “Processo de Certificação com a Participação Cidadã” ou “Certificação Participativa”.

Laércio Meirelles (Centro Ecológico / Rede Ecovida) trouxe suas contribuições sobre SPGs ao evento

Laércio Meirelles (Centro Ecológico / Rede Ecovida) trouxe suas contribuições sobre SPGs ao evento


A participação de Organizações ligadas a Rede Ecovida no Workshop em Tlaxcala, juntamente com as organizações parceiras do Paraguay, foi articulada a partir da vinda dos representantes do México no VIII Encontro Ampliado Ecovida & Encontro de Donatários IAF/ Florianópolis (2012). Através desta participação, as referências encontradas e vivências alimentaram a perspectiva de implementar um SPG (Sistema Participativo de Garantia) junto aos campesinos da Região do altiplano Mexicano.
2014-11-28 09.00.39

Charles Lamb (Cepagro/Rede Ecovida) e a sociobiodiversidade local em Tlaxcala


Como um dos encaminhamentos tirados no evento, reconheceu-se a necessária demanda por mais intercâmbios e unificação de pautas comuns em defesa da Agricultura Familiar e Campesina, pelo Continente. A exemplo do Fórum Latino Americano de Sistemas Participativos de Garantia, que através de suas entidades membros articula-se para fortalecer politicamente os SPGs.
Considerando ainda que a articulação em rede envolvendo a Agroecologia transcende continentes e fronteiras entre países, a contribuição do Brasil e das organizações do Paraguay possibilitou aos participantes do evento ter uma maior compreensão dos trabalhos desenvolvidos no cone sul. A partir dos debates coletivos, apresentações e observações sobre o processo desenvolvido na América do Sul e no México, em torno das temáticas envolvendo Sistemas Participativos de Garantia, Agroecologia  e Agricultura Familiar construíram-se entendimentos comuns entre estes temas, pois muitas são as semelhanças que envolvem os países, seus habitantes e organizações de base. Estamos falando de agricultores e agricultoras, consumidores e ONGs comprometidas com o real Desenvolvimento Sustentável, aguerridos e confiantes de que as escolhas por trabalhar com uma agricultura limpa é cada vez mais necessária, e que somente esta dará condições as futuras gerações de ter em sua mesa alimentos sadios e diversificados.
Veja abaixo as fotos do evento. [Créditos: Claudia Montaño / Julio Garcia]