Quando sua empresa cresce, o que cresce? Receitas, despesas, resíduos? Sabemos que, no mundo corporativo atual, não tem como falar de crescimento e inovação sem falar de sustentabilidade. E, para melhorar o desempenho e colaborar para boas práticas de ESG (Environmental Social Governance) de sua empresa ou organização, a compostagem é uma solução prática, eficiente e de baixo custo. O Cepagro pode te ajudar a chegar lá, escreva para compostagem@cepagro.org.br.

Seja para manejar as sobras de alimentos do refeitório ou da copa ou o resíduo de preparação de refeições em um restaurante, a compostagem traz a gestão dos resíduos orgânicos para dentro da empresa, gerando impactos positivos como:

Redução do volume de resíduos enviados para aterros sanitários: em 2022, Florianópolis gerou mais de 240 mil toneladas de resíduos, sendo que, pelo menos, 33% desse volume foi de resíduos orgânicos domiciliares e verdes (restos de podas e varrição) que poderiam ser compostados, gerando economia não só para os cofres públicos, mas para o meio ambiente, com a diminuição da emissão de gases do efeito estufa e a produção de adubo orgânico utilizado para agricultura e recuperação de solos.

Mitigação das mudanças climáticas: a compostagem tem grande potencial para mitigação das emissões de gases de efeito estufa, pois é uma tecnologia de baixo investimento e custo de manutenção, proporcionando tratamento local de resíduos. Também porque é um processo que acontece na presença do oxigênio e, por isso, a decomposição da fração orgânica em leiras de compostagem gera menos gases de efeito estufa do que um aterro sanitário.

Possibilidade de desenvolver horta na empresa ou apoiar hortas comunitárias no entorno: ao transformar resíduos em adubo, a compostagem contribui para tornar empresas e cidades mais verdes, impactando no meio ambiente e no bem estar de colaboradores e comunidade do entorno de sua empresa.

Assim, adotar a compostagem em sua empresa gera um ciclo de impactos positivos, fortalecendo uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade. Entre em contato para saber mais: compostagem@cepagro.org.br.

Além disso, facilita a adequação da empresa à Política Nacional de Resíduos Sólidos,  que exige que todo e qualquer tipo de resíduo orgânico deve ser reciclado e não mais destinado ao aterro sanitário. A reciclagem dos resíduos orgânicos é também uma ação que vai ao encontro de pelo menos três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030 da ONU.

O CEPAGRO é uma organização com mais de 15 anos de experiência em Compostagem e Gestão de Resíduos Orgânicos e que implementa projetos para diferentes escalas, de residências, condomínios e comunidades a escolas, empresas e municípios. Desde 2012, já assessoramos a implementação de mais de 12 pátios de compostagem. Entre em contato para saber mais: compostagem@cepagro.org.br.

Projeto Composta CGT/Eletrosul

Um dos pátios assessorados pelo Cepagro foi o da CGT ELETROSUL/Eletrobrás, em Florianópolis, ao longo de 2021 e 2022. Os objetivos da empresa eram reduzir a destinação dos materiais orgânicos ao aterro sanitário, contribuir com a meta lixo zero até 2030 da capital catarinense e diminuir a emissão de gases de efeito estufa, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

drone pátio de compostagem eletrosul
Foto: Raphael Batista do Patrocinio

A instalação do pátio foi concluída em agosto de 2021, com a orientação do Engº Agrônomo Júlio Maestri, do Cepagro. A assessoria incluiu o treinamento da equipe e acompanhamento da operação durante seis meses. Desde então, todos os meses a empresa composta localmente cerca de duas toneladas de resíduos orgânicos, como restos de alimentos do restaurante, borras de café, folhas e grama da varrição. O composto gerado é aproveitado na horta agroecológica anexa ao pátio, integrando ações de educação ambiental e sensibilização para colaboradores e visitantes.

“Utilizamos o chamado Método UFSC de compostagem, por não gerar odores e aproveitar materiais como poda picada como elemento estruturante para as leiras de compostagem. Foram implementadas leiras a céu aberto e também em sistema fechado (modelo SUPER R, utilizando caixas d’água). Ambas promovem a transformação segura dos resíduos em adubo”, explica Júlio Maestri.

 

compostagem caixa dágua e leira
leira de compostagem

Elabore seu projeto de compostagem com o CEPAGRO. Entre em contato: compostagem@cepagro.org.br.