O CEPAGRO dissemina a compostagem há 20 anos. Ao longo desse tempo, percebemos que muitas pessoas têm receio de praticar a reciclagem orgânica por acreditar que o seu manejo possa gerar mau cheiro e atrair moscas e ratos. No entanto, a correta gestão dos resíduos orgânicos pode, pelo contrário, contribuir com a limpeza urbana, prevenindo a disseminação de doenças.

Para diminuir a desconfiança em relação à compostagem e auxiliar na sensibilização, desenvolvemos um modelo de composteira que oferece um ambiente mais controlado e é ideal para unidades educativas, condomínios, comunidades e empresas: a Composteira na Caixa d’água.

Desenvolvido em 2011, o modelo de compostagem na Caixa D’água de 500 litros é uma adaptação da composteira Super R, que utiliza caixas plásticas empilhadas e tem sistema de drenagem para coleta do composto líquido. 

A caixa d’água recebe pequenos furos nas laterais para circulação do oxigênio. Por ser fechada e com tampa, nenhum animal indesejado consegue ter acesso ao processo. Sua estrutura permite ainda a elaboração de uma arte na parte externa. Quando estudantes e moradores participam de sua estilização com frases e desenhos que ilustram o propósito da compostagem para sua realidade, estabelecem  o sentimento de pertencimento, cuidado e responsabilidade com a composteira.

compostagem caixa dágua e leira

Mais do que uma ferramenta pedagógica, a caixa d’água de 500 litros tem capacidade para reciclar cerca de 250 kg de resíduos orgânicos por mês. Assim, propomos um kit que consiste em duas composteiras (duas caixas). A caixa 1 receberá os resíduos do primeiro mês. No segundo mês, esta fica em repouso e a caixa 2 é ativada. No terceiro mês, o composto da caixa 1 é removido, ficando apta para receber os resíduos novamente. Assim se estabelece um ciclo infinito de reciclagem, onde todo mês um lote de composto é removido, uma caixa é reativada e a outra entra em repouso para maturação do seu conteúdo.

Nesse sistema temos a reciclagem segura dos resíduos orgânicos, pois alcança altas temperaturas graças às bactérias termofílicas presentes em seu interior, podendo chegar à 65 ⁰C. 

O composto que sai da caixa ainda não está totalmente pronto, deve ficar de 15 a 30 dias em contato com a terra ou grama para maturação final. Para cada 250 kg de resíduos orgânicos compostados, são produzidos cerca de 60 kg de adubo e 40 litros de composto líquido, o que contribui com a autonomia para as ações de horta e incentivo ao consumo de alimentos saudáveis.

O Cepagro presta assessoria para a implementação da compostagem e gestão dos resíduos orgânicos em Unidades Educativas, Condomínios, Comunidades e Empresas. Entre em contato com a gente através do compostagem@cepagro.org.br.

Reaplicação do modelo Super R em condomínio do Minha Casa, Minha Vida, em Sorocaba (CEPAGRO, 2019)

Quem deseja conhecer melhor o manejo da composteira na caixa d’água, pode conferir o episódio #9 da série Educando e Transformando com a Horta ou o episódio #5 da websérie Com Postagem, disponíveis no canal do Cepagro no Youtube.