(fonte: site do CEPFS)
O Centro de Educação Popular e Formação Social-CEPFS, realizou nesta quarta-feira (08/04), em sua área experimental, na comunidade Riacho das Moças, em Matureia, uma oficina sobre banheiros secos para agricultores e agricultoras que conquistaram tecnologias sociais através do projeto Convivência com a Realidade Semiárida, financiado pela Fundação Interamericana-IAF.
A oficina foi ministrada pelo engenheiro mecânico, Luciano Tommasi, técnico do CEPAGRO, de Florianópolis, Santa Catarina. Entre teoria e prática, ele repassou informações essenciais para a montagem adequada de um Banheiro Seco. “Nesse primeiro contato com o pessoal daqui de Teixeira, na Paraíba, eu achei que a questão da conservação da água, que é o foco principal do banheiro seco, está bem consciente nas pessoas, e esse é um dos motivos para que essa tecnologia se encaixe bem com todas as outras tecnologias de gerenciamento dos recursos hídricos. Acho que tem tudo para avançar bem!”, comenta.

Luciano apresenta a maquete do banheiro seco

Luciano apresenta a maquete do banheiro seco


Os Banheiros Secos são estruturas que utilizam o processo da compostagem dos resíduos sólidos, dispensando o uso de água para a descarga. Outra vantagem é que os usuários não dependem de uma rede de coleta e tratamento de esgotos, a tecnologia transforma os resíduos que seriam poluentes, em fertilizantes naturais que podem ser usados no adubo de plantações nas propriedades.
“O interesse pela construção dos banheiros secos foi primeiro por uma questão pessoal, para resolver um problema de saneamento de onde a gente morava. Eu moro na beira de uma lagoa e realmente era muito difícil de cavar para fazer uma fossa. Então para resolver meu problema pessoal eu comecei a pesquisar sobre banheiros secos depois, trabalhando no CEPAGRO eu vi que os agricultores tinham uma necessidade desse saneamento. Foi aí que surgiu a demanda nossa para começar a construir banheiros secos”, relata Luciano.
Em um cenário onde a necessidade do uso consciente da água e o cuidado com a qualidade dos solos estão cada vez mais evidentes, os Banheiros Secos representam uma alternativa de grande valor sustentável para a convivência com o Semiárido. O projeto executado pelo CEPFS beneficiará 12 famílias, dos municípios de Cacimbas e Teixeira, além de uma unidade demonstrativa que será implantada na área experimental do CEPFS.DSC_0198
Para Manoel Bernardino de Araújo, da comunidade Catolé da Pista, em Teixeira, o banheiro seco representa a tecnologia do futuro “Nós aqui estamos vendo que esse vai ser o banheiro do futuro. É uma boa nova e o benefício é muito grande, em todos os sentidos, só é preciso que a gente aprenda a manejar ele corretamente”, comenta.