Na última semana,  o Cepagro participou em Brasília do lançamento do projeto “Moradia Urbana com Tecnologias Sociais”,  realizado pela Fundação Banco do Brasil.
Ao lado de outras 4 Tecnologias Sociais (TS) premiadas pela Fundação, a Revolução dos Baldinhos compõe uma lista de iniciativas que  serão, conforme demandas específicas de cada região, oferecidas para reaplicação a 124 empreendimentos do Minha Casa Minha Vida distribuídos pelo país. Somados, os condomínios populares abrigarão 330 mil pessoas em 83 mil moradias.
A primeira fase do projeto prevê a reaplicação de uma TS comum a todos, intitulada “Transformando Realidades por meio da Mobilização e Organização Comunitária”. Esta ação visa fortalecer a articulação popular local para a etapa seguinte, onde cada empreendimento escolherá uma das 4 TS para implementação efetiva:

  • Criação de Bibliotecas Comunitárias – VAGA LUME;
  • Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana – CEPAGRO;
  • Produção Agroecológica de Alimentos em Meio Urbano: Hortas Urbanas – Instituto PÓLIS;
  • Joias Sustentáveis na Ilha das Flores – REDE CRIAR.

O projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social nasceu de uma experiência bem sucedida em reaplicação da Tecnologia Social “Cisternas de Placas”, certificada em 2001, que acabou tornando-se uma política pública para o semiárido brasileiro do governo federal.

Veja mais: notícia do lançamento no site da FBB
Fotos da participação do Cepagro no evento (abaixo)