Colaboradores do SESC aprendem compostagem com monitoras da Revolução dos Baldinhos

A partir da próxima semana, um pátio de compostagem passará a funcionar nas dependências do SESC Cacupé (Florianópolis). Nele serão recicladas as sobras orgânicas desta unidade, além dos resíduos gerados nas unidades da Prainha e do Estreito que serão diariamente transportadas ao local.

Com restaurantes voltados aos comerciários e abertos ao público, as 3 unidades produzem  uma média de 2.000 refeições por dia. A separação dos resíduos orgânicos já existia, porém o destino final sempre foi um problema. Foi buscando a solução correta que o setor de educação do SESC formalizou parceria com o Cepagro, tendo a compostagem e a metodologia comunitária adotada na Revolução dos Baldinhos como parâmetros.

Colaboradores das unidades do Cacupé, Prainha e Estreito visitaram grandes pátios de compostagem na cidade. Ontem (27/03), estiveram no pátio da Revolução no bairro Monte Cristo, aprendendo com as monitoras locais as técnicas de montagem e gestão das leiras. Até dezembro, um técnico do Cepagro está destacado para fazer o monitoramento semanal da compostagem no SESC Cacupé, enquanto a metodologia for incorporada à dinâmica das equipes de trabalho.

Além de optar por uma solução ambientalmente correta, o SESC atua também no sentido de adequar-se à nova legislação brasileira de resíduos sólidos, que prevê maiores responsabilidades para os grandes geradores e o tratamento local dos resíduos. A compostagem será um projeto-piloto, que os organizadores esperam que sirva de referência para outras unidades do Estado e do Brasil.