Está no ar para download gratuito o Manual da “Revolução dos Baldinhos – A Tecnologia Social da Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana”. O material servirá de apoio ao projeto “Moradia Urbana com Tecnologias Sociais” (MUTS), realizado pela Fundação Banco do Brasil (FBB), que replicará metodologias sócio-ambientais de base comunitária em empreendimentos de habitação popular pelo país afora.
Clique na imagem para acessar
CARTILHA-FBB-capa
O projeto estende-se a 22 estados, totalizando 83.248 unidades habitacionais e atingindo 330.000 pessoas. Dividido em 2 fases distintas, inicialmente o MUTS replicará em todos os empreendimentos a tecnologia social (TS) “Transformando realidades por meio da mobilização e organização comunitária”. Esta primeira fase objetiva empoderar os moradores por meio da educação financeira e do fortalecimento do diálogo com o poder público.
Numa segunda fase, cada empreendimento escolhe uma segunda TS entre quatro opções, entre as quais figura  a “Revolução dos Baldinhos-Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana”, integrante do Banco de Tecnologias Sociais da FBB.  Viabilizando todo o pacote de insumos e aporte técnico necessários à implementação da TS, a Fundação pretende que cada comunidade tenha contempladas suas necessidades e vocações na busca de soluções comuns.

 Nossa publicação de apoio discute a problemática do saneamento urbano, propondo a mudança de paradigma com a adoção de um olhar agronômico sobre a fração orgânica, valorizada como matéria prima para produção de adubo e desviada dos aterros sanitários. Os exemplos são extraídos de situações reais, em que a mobilização popular de uma comunidade esquecida pelo poder público em Florianópolis tornou-se protagonista de uma verdadeira revolução urbana de cunho sócio-ambiental, promotora de segurança alimentar e nutricional, saúde e qualidade de vida.
Com votos que a iniciativa se espalhe aos 4 ventos, desejamos que estas páginas inspirem e orientem  a sua livre replicação nos mais variados contextos urbanos.
coordenação de Comunicação | Cepagro