Marcelo Farias, técnico do Cepagro, apresenta a Rede Ecovida em evento na Guatemala

O Programa Colaborativo de Fitomejoramiento Participativo en Mesoamérica (FPMA), através da Fundación para la Innovación Tecnológica Agropecuaria y Forestal (FUNDIT), sediou a Jornada de Planejamento Estratégico do Manejo Comunitário da Biodiversidade e Resiliência (CBM & R). O evento aconteceu na cidade de Antigua, Guatemala, entre os dias 05 a 10 de outubro de 2012. Participaram do encontro a Guatemala como anfitriã, o Brasil, o Equador e a Nicaragua. Os objetivos do evento foram discutir e implementar metodologias participativas de fitomelhoramento comunitário e de resiliência da biodiversidade da América Latina.
O CEPAGRO, parceiro do Programa Regional de Fitomelhoramento, teve a a oportunidade de estar neste importante evento, representado pelo técnico Marcelo Farias que apresentou as estratégias de Articulação da Rede Ecovida, a Certificação Orgânica pelos Sistemas Participativos de Garantia (SPG) e a estratégia de comercialização dos produtos orgânicos pelas feiras e programas governamentais.
Neste encontro regional foi possível construir um planejamento estratégico que irá fundamentar metodologias para estudos a nível de país e região com objetivos de conservação, manejo comunitário da biodiversidade e resiliência das espécies manejadas pelos agricultores familiares, seja para a segurança alimentar ou para a comercialização.