Equipe do Projeto Misereor em Rede

Equipe do Projeto Misereor em Rede


Resultado de uma articulação entre Cepagro e outras três organizações do Sul do Brasil – CETAP, ASPTA e Centro Vianei de Educação Popular – o Projeto Misereor em Rede promoveu em 2016 diversas atividades com produtores agroecológicos urbanos e consumidores. O objetivo geral da iniciativa é promover e articular dinâmicas locais e regionais de produção, processamento e abastecimento agroecológico em organizações do campo e da cidade, orientadas em relações solidárias e nos princípios da Segurança Alimentar das populações. Para 2017, com o apoio da Misereor e juntamente com as entidades parceiras do projeto em rede, as atividades de oficinas, intercâmbios e incidência politica continuarão fortalecendo as ações de articulação e promoção da Agroecologia seja no campo ou na cidade.
horta-comunitaria-do-pacuca

Horta Comunitária do PACUCA, no bairro Campeche, em Florianópolis.


Em Florianópolis, onde o Cepagro atua, já foi feito um mapeamento das iniciativas de produção agroecológica a partir de quintais produtivos, hortas comunitárias, hortas escolares e em postos de saúde.  Os resultados finais da pesquisa serão apresentados no livro que esta sendo elaborado e será editado até o final do projeto. De acordo com a equipe local do projeto – composta pela educadora Erika Sagae e o administrador Eduardo Rocha, da diretoria do Cepagro -,  Florianópolis apresenta particularidades quando se discute Agricultura Urbana, pois áreas com características rurais estão fortemente presentes no espaço urbano, apresentando uma escala de produção onde o produtor tem a renda da propriedade como sua principal fonte de sustento. Além disso, apresenta hortas comunitárias em espaços públicos, com finalidades sociais e terapêuticas. “Contamos com o apoio de diversos pesquisadores e colaboradores para a construção de metodologias e ferramentas de análises da pesquisa, tanto com os agricultores urbanos quanto com os consumidores”, explica Erika Sagae.
Feira Orgânica do CCA

Feira Orgânica do CCA


Também foram feitas visitas de campo e entrevistas com grupos específicos de consumidores de cestas, além de entrevistas com fregueses de feiras. As feiras mapeadas foram: Viva Cidade, no Centro de Florianópolis; a Feira Orgânica do Centro de Ciências Agrárias e a Feira da UFSC no campus Trindade. A necessidade de maiores informações quanto às diferenças entre produtos agroecológicos e orgânicos, bem como com relação aos tipos de certificação existentes, foram alguns aspectos apontados.
O projeto também previa assessoria e capacitação com coprodutores e organizações para que fossem parceiros na construção de dinâmicas locais de abastecimento. Atividades de oficinas sobre compostagem, segurança alimentar e nutricional, produção de mudas foram oferecidas aos consumidores e produtores urbanos no ano de 2016 e continuarão a ocorrer em 2017.
Intercâmbio em Palmeira (PR), promovido pela ASPTA

Intercâmbio em Palmeira (PR), promovido pela ASPTA


Além disso, os beneficiários do projeto puderam participar de intercâmbios no Paraná e Rio Grande do Sul, em atividades promovidas pelas entidades parceiras, configurando momentos de grande troca de experiências e aprendizados. As atividades ocorreram no município de Palmeiras (PR), durante o Encontro de Troca de Sementes promovido pela ASPTA, e no Encontro Sananduvense de Diversidade Orgânica  realizado pelo CETAP. (RS)
Mantendo sua missão de incidência politica em Segurança Alimentar e Nutricional, o Cepagro teve forte atuação no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEAS) e no Conselho Estadual de Segurança Alimentar, em ambos ocupando a presidência.