“Se a gente compra no nosso local, todo mundo sai ganhando. Diminui o nosso custo de frete e dá um estímulo pros outros produzirem”. A avaliação de José Will, agricultor e gerente da agroindústria Conservas Will, de Nova Trento, foi feita durante a visita de Robert Thomas, representante da fundação canadense SHARE, que está apoiando o empreendimento através de um projeto articulado pelo Cepagro. A visita aconteceu no dia 9 de janeiro, com a equipe do Cepagro acompanhando Thomas na visita à agroindústria e também em duas propriedades de famílias que participam do projeto.

????????????????????????????????????

Visita da Fundação SHARE à agroindústria Conservas Will


Os recursos concedidos pela SHARE servirão para a Conservas Will comprar alimentos  in natura de 6 famílias de agricultores que no momento produzem tabaco. Cada uma das 6 famílias poderá vender até R$ 2 mil em matéria-prima para a agroindústria. Os alimentos cultivados nesta primeira etapa são:  pepino, couve-flor, cenoura, beterraba, brócolis e vagem. A primeira compra será por volta de maio/junho deste ano.
Visita a propriedade fumicultora participante do projeto

Visita a propriedade fumicultora participante do projeto


Construída como uma alternativa da família Will para abandonar a fumicultura, agora a agroindústria passa a representar um primeiro canal de escoamento para a produção de alimentos de mais famílias que desejam fazer a mesma transição da produção de fumo para a de alimentos. Uma delas é a de Saul Jaczczak, da comunidade Rio Veado, em Nova Trento, que no momento cultiva 75 mil pés de tabaco. Beneficiário também do projeto Cepagro/FRBL, Saul pretende fornecer beterraba e vagem para as Conservas. Ele afirma que também quer começar a produzir abóbora para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), canal que ele também passou a considerar após o contato com a agroindústria.
Bob Thomas, da SHARE, conversa com o agricultor Saul Jaczczak

Bob Thomas, da SHARE, conversa com o agricultor Saul Jaczczak na estufa de fumo da família


Outro participante do projeto é o agricultor Odirlei Bonikoski, da comunidade Três Barras, em Nova Trento.

Outro participante do projeto é o agricultor Odirlei Bonikoski, da comunidade Três Barras, em Nova Trento.