A população de Brusque acaba de ganhar um ponto para compra de produtos agroecológicos (orgânicos) direto do produtor, a preços acessíveis. É a feira do grupo Raízes do Futuro, inaugurada na última quarta (11/05) no pátio da Igreja Matriz. A feira acontece simultaneamente em outros 2 pontos: no bairro Paquetá e na cidade vizinha de Nova Trento, em frente ao Ginásio de Esportes. Funcionam toda quarta-feira, a partir das 7 da manhã.

O consumidor encontrará uma boa variedade: feijão, mandioca, couve, cebola, chuchu, milho, cará, cabotiá, batata yacon, caqui, limão, maracujá, goiaba e kiwi, além de processados como doces, conservas, sucos e queijos, entre outros produtos. Tudo a partir de produção agroecológica, que não usa agrotóxicos e respeita o meio-ambiente, num ciclo virtuoso de qualidade de vida que beneficia agricultores e consumidores. Como é um modelo de comercialização direta, os preços são bem mais em conta do que se costuma ver nas gôndolas de orgânicos dos supermercados.

Ex-fumicultores e a transformação

Encabeçado pelos agricultores Antonio Gilmar Cognacco e Elton Fuckner, o grupo Raízes do Futuro é vinculado à Rede Ecovida de Agroecologia, que integra mais de 3.000 famílias agroecológicas em todo o sul do Brasil, atuando na forma de intercâmbios, cooperação técnica, desenvolvimento de estratégias de comercialização e certificação participativa da produção orgânica.

O Raízes do Futuro representa 25 famílias de Imbuia, Leoberto Leal, Nova Trento e Angelina. Metade delas já foi fumicultora, ou está em transição do cultivo de tabaco para o sistema diversificado e agroecológico da produção de alimentos. O pioneiro foi Cognacco: preocupado com a saúde própria e de seus familiares, substituiu o cultivo de 200.000 pés de fumo gradativamente, iniciando pela produção de leite a base de pasto, e hoje com uma grande variedade de cultivos orgânicos.

Agradecimentos

Pela colaboração na organização das feiras, o Grupo Raízes do Futuro agradece: equipe técnica do Cepagro, Padre Ari, Sandra Cadore, família Cognacco e todos os consumidores que tornam viável este sonho.