Após um semestre trabalhando com a gestão de resíduos e compostagem, produzindo mudas, planejando e montando canteiros, aprendendo sobre o ciclo das plantas, os/as alunos/as do Centro Educacional Municipal Santa Terezinha e da Escola do Mar Flavia Scarpelli Leite estão colhendo os alimentos que eles/as mesmos/as cultivaram. O projeto entra agora na etapa de Educação Alimentar, que envolve a preparação de receitas com os alimentos colhidos. E os trabalhos na horta continuam: “Conforme o calendário agrícola da estação, iniciamos o plantio de milho, amendoim, melancias, pepino, abóboras, batatas entre outros”, explica a agrônoma Karina Smania de Lorenzi, que coordena o projeto.

Crianças de braços pro alto em frente a horta escolar.Alunos em torno da horta. No primeiro plano, uma horta em formato do ínfinito.Aluno cuidando das plantas da horta escolar.

Uma das turmas resolveu investir em embelezar a frente da escola Santa Terezinha, fazendo um projeto paisagístico. “Eles querem mostrar que a escola é tão bonita por fora quanto por dentro”, afirma Karina. Para o projeto paisagístico, houve o apoio do Superintendente Adjunto da Fundação do Meio Ambiente de São José, Agostinho Mignoni, que é quem cuida dos jardins da cidade de São José, através de uma palestra para os alunos do 5º ano sobre como fazer um projeto paisagístico, o que precisamos, e como fazer a manutenção posterior.

Já na Escola do Mar, para aproveitar melhor os espaços, os/as estudantes iniciaram os plantios em caixas de peixe na lateral da escola e também avançaram com a horta para frente da Escola Ambiental, que fica junto a Escola do Mar. “Os/as alunos/as estão muito comprometidos/as a cuidar desses espaços, seguem um calendário de cuidados e já estão fazendo as primeiras colheitas”, avalia Karina.

O projeto “Educando e Transformando com a Horta em São José” tem apoio do Instituto MRV.  A iniciativa envolve 16 turmas de alunos de 2 escolas, somando 330 alunos/as e 16 professores/as, além de outros/as funcionários/as das unidades.