bandeira do méxico com por do sol ao fundo.
Agricultor mexicano mostrando caixa de frutas.
Grupo de pessoas reunidas em volda de uma mesa.

A cidade de Tlaxcala, a 140km da Cidade do México, recebeu entre 04 e 06 de dezembro o Encontro Nacional de Saberes Campesinos sobre Agroecologia e Sistemas Participativos de Garantia no Campo e na Cidade, promovido pelo Centro Campesino e da Rede Tijtoca Nemiliztli (Sembramos Vida), organizações parceiras do Cepagro em projeto apoiado pela IAF.

Mais de 90 pessoas participaram do evento: consumidores/as, agricultoras e agricultores, membros da academia, juntamente com organizações da sociedade civil de nove estados mexicanos. Além das discussões em torno de temáticas agroecológicas, os/as participantes conheceram também os Mercados y Tianguis Alternativos.

Além das organizações de 9 estados mexicanos e do Cepagro, participaram também a Asociación de Productores Orgánicos del Paraguay (APRO), a ANAFAE (Honduras) e representantes de IAF. “Foram reafirmados compromissos em torno de uma aliança pela soberania alimentar, tendo como eixos principais a agroecologia, a defesa do território, da economia solidária, do consumo responsável e dos sistemas participativos de garantia”, conta Charles Lamb, do Cepagro. O resultado prático desta unificação de interesses comuns se expressou na ampliação da certificação participativa via SPG, constituindo uma Rede de Agroecologia com organizações de 9 estados mexicanos. “Essa articulação fortalece a incidência política junto ao novo Governo mexicano nas pautas relacionadas a Agroecologia, além de ampliar as pontes entre países parceiros”, completa Charles.