A 5ª Fiesta Nacional de La Semilla Criolla y la Agricultura Familiar, promovida pela Red Nacional de Semillas Nativas y Criollas e a Comisión Nacional de Fomento Rural do Uruguai, aconteceu no Valle Edén, próximo à cidade de Tacuarembó, entre os dias 12 a 14 de abril. A convite da organização e com apoio do Curso de Agronomia da UFSC, os engenheiros agrônomos Júlio Maestri e Javier Bartaburu e os estudantes de agronomia Renato Trivella e Nicolas Zaslavsky, do Cepagro, participaram do evento, onde avaliaram a possibilidade de concretizar parcerias para potencializar o trabalho da instituição em áreas diversas, como produção e sementes orgânicas, hortas escolares e gestão de resíduos urbanos e rurais.

Da esquerda para direita: Renato, Nicolás, Javier e Julio, representantes do Cepagro na 5ª Fiesta de la Semilla Criolla

Da esquerda para direita: Renato, Nicolas, Javier e Júlio, representantes do Cepagro/UFSC na 5ª Fiesta de la Semilla Criolla

A Red Nacional de Semillas Nativas y Criollas é parte do programa de Resgate e Revalorização de Sementes Crioulas e Soberania Alimentar, desenvolvido pelas organizações REDES – Amigos de la Tierra e Asociación de Productores Orgánicos del Uruguay (APODU) (atualmente desarticulada), Centro Regional Sur (CRS) da Facultad de Agronomía da Universidad de la República – Uruguay e a Fundación Pereira, da Argentina. A rede existe desde 2004 e nucleia hoje 140 propriedades familiares organizadas em 21 Grupos Locais, envolvendo mais de 200 produtores e produtoras em 12 departamentos.

debate semilla

A Rede Nacional de Sementes Crioulas do Uruguai existe desde 2004 e hoje reúne mais de 200 produtores e produtoras.

A equipe do Cepagro realizou um intenso trabalho durante os três dias do evento. Além de colaborar na organização do evento e participar de palestras e oficinas, os técnicos estabeleceram bases para futuras parcerias com a Faculdade de Agronomia do Uruguai e o seu Programa de Hortas Escolares, com a cooperativa de produção de sementes Bionatur e com o movimento de descendentes de Charrúas do Uruguai, entre outros. Também montaram um stand para divulgação das atividades do Cepagro na Feira de Troca de Sementes, onde houve um rico intercâmbio com agricultores, técnicos e demais participantes do evento, bem como a realização de entrevistas com figuras importantes da Red Nacional de Semillas Nativas y Criollas.

Stand do Cepagro na Feira de Troca de Sementes

Stand do Cepagro na Feira de Troca de Sementes