Operando desde outubro de 2020, com algumas pausas, a AÇÃO SOLIDÁRIA COVID 19 segue articulando campo e cidade para adquirir e distribuir alimentos saudáveis à populações mais atingidas pela crise sócio econômica agravada na pandemia. E o trabalho não parou durante o verão: nos meses de janeiro e fevereiro foram quase 3,5 toneladas de alimentos que chegaram a 3 cozinhas comunitárias de Florianópolis, 4 aldeias guarani em Biguaçu e Major Gercino, além da Casa de Passagem Indígena e da Moradia Estudantil Indígena da UFSC, essas duas últimas na capital. Arroz, feijão, leite, farinha de trigo e farinha de milho não transgênica, banana, suco de uva e cebola foram os principais itens comprados e distribuídos em maior quantidade, além de outras hortaliças, frutas e verduras.

A AÇÃO SOLIDÁRIA COVID 19 acontece numa grande articulação entre Cepagro, famílias e cooperativas da agricultura familiar, comunidades urbanas e indígenas, além de duas cooperações internacionais que nos apoiam: Misereor e Fundação Inter-Americana (IAF). Contatamos 6 cooperativas da agricultura familiar, 1 assentamento da reforma agrária, 1 comunidade indígena, 1 agroindústria familiar e 4 famílias agricultoras para adquirir os alimentos. Alguns ficam armazenados e são distribuídos pelo Cepagro, outros diretamente pelas famílias agricultoras. 
 
Além da distribuição direta a famílias, como no caso das aldeias guarani, os alimentos chegam a 3 cozinhas comunitárias de Florianópolis: Cozinha Mãe, na comunidade Chico Mendes; Cozinha Dona Hilda e Cozinha Solidária do Ribeirão da Ilha, ambas funcionando no Centro de Integração Social Santa Dulce dos Pobres, na Vila Aparecida. Nestes locais, centenas de refeições são preparadas e distribuídas semanalmente – só a Cozinha do Ribeirão da Ilha serve entre 400 a 500 refeições todas as semanas. 
Para 2022 o Cepagro articulou uma continuidade do apoio à AÇÃO SOLIDÁRIA COVID 19 junto à Misereor. Serão aproximadamente mais 15 toneladas de alimentos adquiridos e distribuídos. Com esse montante, em seus dois anos a AÇÃO terá mobilizado 40 toneladas de comida de verdade para quem mais precisa.