“Retornamos com uma bagagem repleta de ideias e contatos estabelecidos para seguirmos compartilhando experiências e conhecimentos”. Assim Carla Monteaperto Cal, Gerente Especial da Associação Volutnários para o Serviço Internacional (AVSI) Brasil, descreve a visita realizada ao Cepagro nos dias 17 e 18 de fevereiro. Na visita estiveram representantes da AVSI Brasil, da Fundação AVINA, da Escola Agrícola de Manaus e o Secretário do Meio Ambiente de Boa Vista (RR).

O Boa Vista Acolhedora é um projeto de economia circular de iniciativa da AVSI Brasil em parceria com a Fundação AVINA e a Escola Agrícola de Manaus. Uma das ações do projeto é a construção de um centro de compostagem na capital de Roraima, com a parceria da Prefeitura de Boa Vista, que atualmente está implantado o plano de resíduos sólidos na capital,em um movimento para se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). No momento estão na fase inicial, realizando um diagnóstico sobre a cadeia agrícola e a geração de resíduos orgânicos na capital de Roraima, além de diagnóstico de iniciativas semelhantes.

Foi por isso que representantes do projeto vieram junto com o Secretário de Meio Ambiente de Boa Vista conhecer algumas experiências de gestão de resíduos orgânicos de Florianópolis. Porque, mapeando, eles encontraram em Florianópolis iniciativas similares às que pretendem implantar em Boa Vista. Visitaram o projeto Revolução dos Baldinhos, o pátio de compostagem da Eletrosul, implantado com a assessoria do Cepagro, além de visitarem o LACAF e conhecerem melhor a experiência das CCR.

Rossana Oliveira Tartari, da AVINA, conta que “a experiência com o Cepagro foi muito boa porque ela tem uma pegada pedagógica muito forte e a gente saiu daí bastante satisfeitos com o que vimos”. Ela ressalta que “A realidade de Florianópolis é bem distinta da realidade de Boa Vista. Vocês já tem uma rede voltada para a Agroecologia bastante forte, enquanto nós estamos ainda em uma fase de semear. Ainda não tem uma rede de Agroecologia em Boa Vista”.