O encontro foi promovido pela deputada federal Luci Choinacki (PT-SC), coordenadora geral da Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica. O evento ocorreu no auditório Petrônio Portella, no Senado Federal, em Brasília, nos dias 8 e 9 de maio de 2013. As engenheiras agrônomas Gisa Garcia Barreto e Karina de Lorenzi, do Cepagro, participaram das discussões e trazem um relato do que foi abordado.

Gisa e Karina, parte da equipe do Cepagro que participou do evento

Gisa e Karina, parte da equipe do Cepagro que participou do evento

por Gisa Garcia Barreto e Karina de Lorenzi

Os temas do seminário foram  “Agroecologia – desenvolvimento na perspectiva da sustentabilidade”e “Soberania e Segurança Alimentar e Saúde Pública”. A deputada Luci Choinacki apresentou o Projeto de Lei 5358/2013 na Câmara para dar visibilidade à Agroecologia, além de instituir o dia 3 de outubro como o Dia Nacional da Agroecologia. Essa é a data de nascimento da engenheira agrônoma Ana Primavesi, que teve seu trabalho reconhecido por defender ideias revolucionárias no modelo de produção agrícola do século passado. Ana partiu da concepção de que é possível produzir alimentos preservando a natureza.

Segundo a deputada Luci, a produção agroecológica e orgânica necessita de ações para inseri-la no centro do debate das políticas públicas de combate à fome e à miséria, na manutenção das famílias no meio rural e na preservação da natureza.

A professora Ana Primavesi afirmou que temos que pensar nas próximas gerações, porque a destruição da terra é a destruição do homem. “Temos a obrigação de entregar uma terra habitável para nossos descendentes”, salientou.

Maria Emília Pacheco (Presidente do Consea), Ana Primavesi e Luci Choinacki

Maria Emília Pacheco (Presidente do Consea), Ana Primavesi e Luci Choinacki

O representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Alan Bojanic, destacou que o principal objetivo da FAO é a segurança alimentar saudável e sustentável. “Achamos que a produção orgânica ainda está no início. Precisamos de uma produção mais limpa e isso é um grande desafio. Temos que reduzir o impacto ambiental dos agroquímicos”, desafiou.  Além destes, também palestraram o Dr. Francisco Caporal e a presidente do Consea, Maria Emília Pacheco, entre outros.

O seminário encerrou com a apresentação de experiências de sucesso nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste,  dando  destaque para a  Rede Ecovida de Agroecologia, representado por Ivo Macagnan e Iraci, assentada do MST.

PEHEG NACIONAL

O projeto Educando com Horta Escolar e Gastronomia começou em 2004 por meio da cooperação entre o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Foi elaborado com a intenção de contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares nas Unidades Escolares  e da qualidade dos alimentos oferecidos nestas. No momento, o órgão responsável por esse projeto é o Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB) representado por Márcia Pompeu e Nádia Nunes.

Na nossa visita pelas instalações da sede nacional do PEHEG, as responsáveis apresentaram novas ideias e perspectivas de como se desenvolverá o programa neste ano, em que um dos objetivos é abrir licitação para a inserção de novos municípios em todo o Brasil. Segundo as coordenadoras do PEHEG nacional, a assessoria técnica do Cepagro é uma referência no que diz respeito ao desenvolvimento do projeto.

Na reunião com a Coordenadoria do PEHEG nacional, a assessoria técnica do Cepagro ao programa foi considerada uma referência.

Na reunião com a Coordenadoria do PEHEG nacional, a assessoria técnica do Cepagro ao programa foi considerada uma referência.