É chegada a Semana Mundial do Meio Ambiente e os educadores Henrique Romano e Ícaro Pereira, do CEPAGRO, celebram com a realização de atividades de despolpa e degustação de açaí da Mata Atlântica.

As atividades foram realizadas com estudantes da Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva, EBIAS, da Unidade da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, participante do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG) e do Programa Mais Educação, que contam também com o trabalho e parceria das educadoras Dinara Castilhos e Monica Auga.

Os estudantes aprenderam e praticaram o processo artesanal da despolpa para a produção do açaí a partir dos frutos da palmeira Juçara (Euterpe edulis).

Segundo o educador Henrique Romano, é uma atividade completa de educação ambiental, pois os estudantes aprendem a reconhecer e a valorizar as árvores frutíferas da sua região, o potencial alimentar dos quintais e dos sistemas agroflorestais, aprendem como preparar esse alimento de grande valor nutricional, e além disso tudo, as sementes que resultam do processo estão prontas para serem semeadas e darem início a novos plantios e cultivos.

Temos que contar também a alegria do trabalho coletivo e o grande premio ao final, uma deliciosa degustação de açaí! As imagens falam por si.

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O ÁLBUM COMPLETO