Realizado na UFSC pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Santa Catarina (Cecane-UFSC) nos dias 6 e 7 de junho, o Encontro reuniu mais de 500 pessoas. Os engenheiros agrônomos Marcos José de Abreu e Júlio César Maestri fizeram uma capacitação sobre hortas escolares, enquanto o coordenador do Cepagro Charles Lamb abordou a contribuição da agroecologia para a alimentação escolar.

DSC_0551

Na oficina sobre hortas escolares participaram principalmente professores e nutricionistas de unidades educativas de vários municípios do estado. Além de apresentarem a metodologia do Programa Educando com a Horta Escolar e Gastronomia, os técnicos realizaram uma atividade prática com os participantes, que construíram vasos e pequenos canteiros de mudas com garrafas PET, utilizando composto produzido na UFSC.

DSC_0556

Já a discussão sobre a agroecologia e alimentação escolar reuniu um público diverso: agricultores, representantes de Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) municipais e estaduais, membros de sindicatos, da Fetraf e da Rede Ecovida, secretários de Educação e Agricultura, nutricionistas, estudantes e professores. Para Charles, esta diversidade de atores é um reflexo do seu alto grau de participação e organização. A oficina fomentou uma grande troca de experiências, em que os participantes relataram problemas e iniciativas locais ligados a uma variedade de temas, como segurança alimentar e nutricional, êxodo rural (principalmente de jovens) e a necessidade de formar técnicos capazes de perceber as demandas dos agricultores familiares.DSC_0544