Realizado na cidade de Pinhalzinho nos dias 23 e 24 de maio de 2013, o evento reuniu 2,5 mil participantes, sendo 1,7 mil inscritos (público recorde), entre agricultores, estudantes, técnicos, organizações não governamentais e autoridades locais.  Mais de 20 entidades, instituições, movimentos, universidades e prefeituras participaram da organização do Seminário, que tem por objetivo reunir agricultores, pesquisadores, movimento sociais, cooperativas e consumidores preocupadas em construir e estimular um modelo de agricultura sustentável baseado nos princípios da agroecologia, promovendo um espaço de trocas de experiências e debates, através de palestras, mesas redondas, oficinas/minicursos e a feira de Saberes e Sabores. Uma equipe formada por representantes do Cepagro, Consea/SC (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional) e estudantes da UFSC participou do Encontro, registrado pelo estudante de Agronomia Renato Trivella.

Dentre as atividades realizadas destacam-se:

Um mapeamento participativo das experiências em Agricultura Urbana em Santa Catarina foi realizado pela equipe do GT-AU do Consea

Os trabalhos expostos na feira de Saberes e Sabores, onde se iniciou o mapeamento participativo de atividades em Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) no estado de Santa Catarina, uma parceria do CEPAGRO, LECERA e CONSEA, registrando mais de 35 ações em AUP.

pinhalzinho-mapeamento-agriurb

pinhalzinho-gestao residuos

A gestão dos resíduos orgânicos do evento, através da separação, coleta e compostagem.

pinhalzinho-gestao residuos2

bage

O coordenador geral do Cepagro Charles Lamb e o professor Natal Magnatti mediaram a construção participativa do Manifesto Agroecológico de Pinhalzinho, com os principais objetivos e metas para fortalecer a agroecologia no estado.

Leia a íntegra do MANIFESTO AGROECOLÓGICO DE PINHALZINHO.

A visita ao campo experimental da Epagri de adubação verde e propriedade do agricultor Celito, que faz parte da rede Ecovida e produz grande variedade de alimentos agroecológicos, esclarecendo e fortificando estes ideais nos participantes dessa oficina.

A visita ao campo experimental da Epagri de adubação verde e propriedade do agricultor Celito, que faz parte da Rede Ecovida e produz grande variedade de alimentos agroecológicos, esclarecendo e fortificando estes ideais nos participantes dessa oficina. FOTO: Epagri

 

Nova Imagem (19)

FOTO: Epagri

 

Confira a galeria completa de fotos abaixo: