Entre os dias 16 e 18 de julho, os agrônomos Aline de Assis e Júlio César Maestri rodaram pelo interior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para assessorar a implantação de 3 pátios de compostagem de pequeno porte em usinas hidrelétricas da empresa ENGIE. Os pátios foram instalados nas usinas de Passo Fundo (RS), Itá e Machadinho (SC) e servirão para reciclar os resíduos orgânicos dos refeitórios dessas unidades.

A implantação dos pátios teve 3 etapas. Na primeira, no período das manhãs, foi feito o sistema de drenagem das leiras, além de ser montada a 1ª destas. Depois, Aline e Júlio fizeram uma demonstração sobre a virada de bombonas e manutenção das leiras com palhada e materiais secos, com a participação da equipe técnica e operacional da Usina, além de representantes de empresas terceirizadas de educação ambiental que atuam na região. Nas tardes, a equipe Cepagro facilitou encontros com os funcionários da usina para apresentar a compostagem, utilizando como ferramenta pedagógica a TV Composteira.
“No geral, tivemos 100% de aceitação, todo o pessoal estava bem interessado”, avalia Aline Assis, da equipe técnica do Cepagro. A assessoria continua agora com um acompanhamento a distância.
Para saber mais sobre a assessoria em compostagem e Gestão de Resíduos Orgânicos do Cepagro, escreva para compostagem@cepagro.org.br.