O primeiro semestre de atividades do PEHEG  nos NEIs (Núcleos de Educação Infantil) Judite Fernandes de Lima e Santo Antônio de Pádua ,em Florianópolis, fechou com chave de ouro no último dia 12.

As unidades, assessoradas pelo agrônomo Javier Bartaburu, realizaram mutirões para a construção dos primeiros canteiros das suas hortas, contando com a participação de professores, diretoras, equipe administrativa, equipe de cozinha, de serviços gerais, pais, alunos e técnico responsável.

Construção de canteiros - NEI Santo Antônio de Pádua.

Construção de canteiros – NEI Santo Antônio de Pádua.

O processo de construção de canteiros começou na sala de aula, com a participação das crianças na escolha dos formatos dos mesmos. A escolha se baseou em critérios de preferência dos alunos e viabilidade de construção. Esses formatos sugeridos foram avaliados em reunião pedagógica pelos professores e o técnico. A escolha dos materiais utilizados para formar as bordas dos canteiros foi feita também de forma coletiva, seguindo critérios diversos: disponibilidade de materiais, estética, impacto ambiental, etc. A partir dos formatos escolhidos se fez o desenho da horta, sempre de forma coletiva.

Definido o desenho da horta, o próximo passo foi procurar os materiais necessários para a construção dos canteiros: composto, matérias para as bordas, palha e ferramentas.

Colocando composto nos canteiros - NEI Judite Fernandes de Lima.

Colocando composto nos canteiros – NEI Judite Fernandes de Lima.

A última etapa na construção das hortas foi a construção dos canteiros, tendo como resultado final, um espaço planejado para o plantio e o desenvolvimento de atividades pedagógicas.

Nei S. Antônio 4

Colocando a cobertura nos canteiros – NEI Santo Antônio de Pádua.

O caráter coletivo e participativo destas atividades é fundamental no processo de incorporação do PEHEG por parte das unidades educativas, fazendo com cada uma das pessoas que são parte do cotidiano destas unidades sintam-se partes integrantes do projeto.

Nei S. Antônio

Professores/as, pais, alunos e técnico, contentes e cansados após o mutirão – NEI Santo Antônio de Pádua.

Professores/as, pais, alunos e técnico, contentes e cansados após o mutirão – NEI Santo Antônio de Pádua.