A convite da Fundación para el Desarrollo Socioeconómico y Restauración Ambiental (FUNDESYRAM) – organização parceira do Cepagro no projeto apoiado pela IAF -, nosso coordenador de desenvolvimento rural, Charles Lamb, esteve em El Salvador entre os dias 13 e 18 de maio, participando do Fórum “POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EL FOMENTO DE LA AGROECOLOGÍA EN EL SALVADOR” e conhecendo o trabalho de fomento à Agroecologia no país centroamericano. “Foram dias de diálogo muito aberto sobre as iniciativas e contextos atuais no Brasil e de El Salvador relacionados à organização de base e promoção da agroecologia. Há muitas semelhanças e compartilhamento de saberes, conhecimentos técnicos e metodológicos”, afirma Charles.
O Fórum “POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EL FOMENTO DE LA AGROECOLOGÍA EN EL SALVADOR” foi realizado no dia 16 de maio na capital, San Salvador, com o objetivo de  “elaborar propostas de políticas públicas nacionais e locais que apóiem a promoção da agroecologia para a produção e consumo de alimentos saudáveis em El Salvador”, visando à criação de um documento a ser apresentado ao Presidente recém-eleito do país, que tomará posse dia 1 de junho. O evento reuniu mais de 200 pessoas de todo o país, representando diferentes movimentos e organizações de base, além da cooperação internacional, representações da União Europeia, representantes públicos de municípios e academia. De acordo com Charles Lamb, foram reafirmadas “convicções de que a agroecologia realmente promove não somente o desenvolvimento das comunidades, mas é um elemento determinante para as questões relacionadas aos efeitos do clima, principalmente nos países que têm na agricultura a sua principal fonte de renda e manutenção de populações no campo”, de acordo com Charles. “Além dos painéis que trataram de temática relacionadas, à tarde se distribuiu o público presente em diferentes mesas, gerando através dessas um documento a ser apresentado ao governo federal de El Salvador, iniciativa única e respaldada por um coletivo convicto de suas proposições”, completa.
A Fundesyram é uma das principais articuladoras de uma Rede de Agroecologia em El Salvador, que reúne mais de 50 organizações do ocidente ao oriente do país. “A articulação da Rede é uma das estratégias mais concretas e acertadas para a promoção da segurança alimentar e nutricional, além da geração de renda e preservação ambiental para as famílias agricultoras. As iniciativas promovem do desenvolvimento local e regional, gerando possibilidades concretas das pessoas permanecerem em suas comunidades com qualidade de Vida”, conta o membro da equipe Cepagro.
Durante a visita à parte ocidental de El Salvador, Charles conheceu a Escola de Campo de Agricultores no município de Apaneca, a 1400 metros de altitude. Relata que ali “foi possível conhecer e dialogar com agricultoras e agricultores, representantes da Horizont 3000, e com a equipe técnica responsável por diferentes projetos executados nas regiões de atuação de Fundesyram. Chamou atenção a questão das Biofábricas existentes, uma estratégia muito avançada de oportunizar insumos de baixo custo a nível comunitário (Biofortificadores e bokashi), gerando economia e disseminação de manejos sustentáveis dos cafezais, cultura muito presente nesta região. A certificação participativa via SPG, compras públicas, câmbios climáticos, redes colaborativas, e cooperação, também foram debatidas com o grupo presente.”

Na parte Oriental, ele conheceu a Associação Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte de Morazán, que vem colocando prioridade no desenvolvimento territorial desta região através de um consórcio de municípios, se mantendo há mais de 12 anos demandando aos governantes políticas que sejam efetivas. Ali, a Fundesyram promove a agroecologia junto a uma Escola-fundação, que até 2018 ainda trabalhava com insumos químicos procedentes de grandes multinacionais. Charles observa que “A partir do acompanhamento da Fundesyram e de outras parcerias locais, foi possível incorporar práticas agroecológicas ao conteúdo escolar e, através de grupos de estudos, implementar ações concretas de cultivos, manejos, compostagem e outros que somente reforçam a importância das hortas pedagógicas como alimentadoras do desenvolvimento local”.