Uma das atividades do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG) na Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS) foi o cultivo e degustação de cogumelos Hiratake (Pleurotus ostreatus).

NYX

Por meio da prática do cultivo, do preparo e da degustação, a atividade teve como principais resultados aproximar os estudantes do curioso reino dos fungos e também estimular a descoberta de novos sabores aliados a bons hábitos alimentares.

A atividade, realizada com estudantes do 5º ano, foi coordenada pelos educadores Henrique Martini Romano (CEPAGRO) e Dinara Costa Castilhos (Laboratório de Ciências).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O cultivo foi feito no Laboratório de Ciências da escola, onde os estudantes manipularam o substrato de palha de arroz já inoculado com os fungos. O substrato utilizado foi gentilmente cedido pelos proprietários da empresa Cogumelos Gula, de Garopaba.

Durante 20 dias os estudantes acompanharam a produção e a colheita dos cogumelos e no último dia 11 de novembro foi realizado o preparo e a degustação, com a participação da nutricionista Giovana Sbardellotto (SEPAT).

Para o preparo foram também utilizados temperinhos verdes da horta da escola. Os cogumelos foram servidos sobre torradinhas. Ficou uma delícia e todos ficaram muito felizes com a novidade!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA NYX NYX NYX NYX NYX NYX NYX NYX NYX NYX NYX NYX