Ação que será realizada em 9 capitais nesta segunda-feira ajuda a população a entender problemas da rotulagem de alimentos e mostra como consumidores podem contribuir
Nesta segunda-feira, 4 de novembro, o Cepagro junto do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE), em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e outras organizações que compõem o Núcleo da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável em Santa Catarina realizam, em Florianópolis, a Tenda da Rotulagem. A ação que tem como objetivo discutir os problemas da rotulagem de alimentos no Brasil e apresentar a proposta de uma nova rotulagem para a melhoria das embalagens. O evento ocorre no Floripa Fort Atacadista, na Rod. José Carlos Daux, em Santo Antônio de Lisboa, das 10h às 16h.

Na atividade, os participantes serão apresentados à proposta de rotulagem nutricional desenvolvida pelo Idec em parceria com designers da informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A ação ocorre em outras 8 capitais e chama atenção para a semana de encerramento da consulta pública sobre rotulagem nutricional de alimentos no País, aberta pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no final de setembro e que recebe contribuições até 7 de novembro.
A proposta da Tenda da Rotulagem é interagir com a população e mostrar como contribuir para que as embalagens de bebidas e alimentos ultraprocessados (como biscoitos, cereais matinais e refrigerantes) tenham uma rotulagem adequada com sinais de advertência para identificar nutrientes críticos em excesso, como açúcar, sódio e gorduras.
Além disso, os organizadores mostram como diversos produtos ultraprocessados não só escondem informações importantes do consumidor, como apresentam alegações supostamente saudáveis como “rico em fibras”, “integral”, “rico em cálcio”, “rico em vitaminas”, apesar de conterem excesso de sal, açúcar e gorduras e outros nutrientes acima dos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O número de pessoas obesas no Brasil cresceu 65,8% nos últimos 13 anos. Uma a cada três crianças está acima do peso e segundo estimativas do Ministério da Saúde, até 2025, a população infantil com obesidade chegará a 11,5 milhões. Com o objetivo de atuar na prevenção dessa e de outras doenças crônicas como a diabetes e alguns tipos de câncer, o Idec tem liderado a discussão para a inclusão de alertas na parte frontal dos produtos alimentícios ultraprocessados.
O Cepagro apoia o modelo de alertas frontais porque, segundo Gisa Garcia, Engenheira Agrônoma do Cepagro, “a proposta da nova rotulagem vem para informar de forma clara e objetiva se aquele alimento embalado tem excesso de açúcar, sódio ou gorduras saturadas. Pesquisas mostram que a maioria dos consumidores não leem lista de ingredientes nas embalagens, e quando leem não compreendem pois estão escritas de forma técnica. Os alertas então facilitarão a compreensão do consumidor sobre o que está comendo, sendo uma informação que pode fazê-lo escolher opções mais saudáveis”.
Além de Florianópolis, a ação ocorre nesta segunda-feira também em Belém, Brasília, Campo Grande, Maceió, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Saiba mais sobre proposta de rotulagem e como participar da consulta publica em: https://idec.org.br/embalagem-ideal/o-que-voce-pode-fazer

SERVIÇO:
Tenda da Rotulagem em Florianópolis
Endereço: Floripa Fort Atacadista, na Rod. José Carlos Daux, 9580 – Santo Antônio de Lisboa.
Data: 04/11/2019 – segunda-feira
Horário: 10h às 16h