Ao longo de 2019, o município de Major Gercino recebeu diversas ações voltada para a promoção e valorização da Agroecologia. Foram atividades realizadas pelo Cepagro através do projeto Iniciativas Sócio-Ambientais e Educativas em comunidades rurais, apoiado pelo Instituto das Irmãs da Santa Cruz, que tiveram como foco as famílias agricultoras do Grupo Associada da Rede Ecovida de Agroecologia. Agora chegou a hora de compartilhar com toda a comunidade do município um pouco do que foi realizado ao longo deste ano no Seminário Caminhos Agroecológicos: alimentos saudáveis nas escolas e comunidades.
Durante o evento, que acontecerá na Escola Professor Tercílio Bastos nesta sexta-feira, 6 de dezembro, as famílias agricultoras do Grupo Associada da Rede Ecovida irão compartilhar suas experiências com a produção e comercialização de alimentos agroecológicos na região. O coordenador do Grupo Associada, Ernande Stolarczk é um dos convidados e vai falar sobre a experiência do grupo com agroindústria e com o fornecimento de alimentação escolar municipal. Também serão apresentadas experiências com a comercialização dos alimentos agroecológicos através das feiras e das células de consumo.
Outras ações do projeto serão apresentadas na sexta-feira, como a capacitação para a tecnologia social de biodigestão. E além das famílias agricultoras, o projeto teve como foco os alunos e alunas da escola estadual, que irão apresentar o trabalho com as Hortas Escolares no Seminário.
Ao final das falas e apresentações, haverá um café agroecológico com alimentos produzidos na região, da qual todos e todas são convidados a participar. O evento é realizado pelo Cepagro em parceria com a Escola Professor Tercílio Bastos e tem o apoio da Prefeitura de Major Gercino, do Grupo Associada da Rede Ecovida e do Instituto das Irmãs da Santa Cruz.
Serviço:
O que: Seminário Caminhos Agroecológicos: alimentos saudáveis nas escolas e comunidades
Onde: Escola Professor Tercílio Bastos, Rua Geral – Pinheiral, Major Gercino (SC)
Quando: Sexta-feira, 6 de dezembro, às 14h