“Saber na Prática – Vivências em Agroecologia”, produção editorial realizada pela Assessoria de Comunicação do Cepagro, pode ser consultada integralmente pela internet.
VERSÃO IMPRESSA ESGOTADA!
divulgação-distribuição
 
A coleção apresenta a sistematização de metodologias adotadas pela entidade em seu trabalho de organização popular, dirigido a famílias em comunidades rurais e urbanas do Litoral Catarinense, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí.
Composta por 4 volumes impressos e 1 DVD com legendas em inglês, a coleção Saber na Prática: Vivências em Agroeocologia é um registro histórico e metodológico que visa auxiliar outras organizações a replicarem as ações apresentadas – levando em conta o que há de afinidades e diferenças entre as realidades, sempre no sentido de adotar técnicas sustentáveis de Agricultura e Gestão de Resíduos Orgânicos.
Os temas tratados são (CLIQUE NAS IMAGENS PARA ACESSAR AS CARTILHAS):
Vol 1 – Banheiro Seco
CARTILHA 01capa Banheiro Seco.indd
O trabalho com esta Tecnologia Social iniciou-se junto a agricultores da Rede Ecovida de Agroecologia, que demandavam sanitários próximos aos locais de cultivo visando a ecologização completa das propriedades, seguindo princípios da permacultura. Do litoral de Santa Catarina a experiência disseminou-se para o semiárido nordestino, com apoio técnico e elaboração de material didático pelo Cepagro. A iniciativa culminou na construção de mais de uma centena de Banheiros Secos na região de Pesqueira, em Pernambuco.
Veja também o vídeo do volume 1 – Banheiro Seco.
Vol. 2 – Certificação Participativa
CARTILHA 02capa Certificacao Participativa copy.indd
Os Sistemas Participativos de Garantia (SPGs) tem como um dos principais diferenciais a oportunização de um espaço de formação e intercâmbio entre os agricultores, durante as sessões de avaliação da conformidade orgânica que acontecem nas propriedades rurais e agroindústrias, promovendo cidadania e incremento da produção familiar orgânica. Este volume lança luzes sobre o universo da certificação participativa, desde a constituição e funcionamento dos grupos de base da Rede Ecovida até o avanço da legislação brasileira de produção orgânica. 
Veja também o vídeo do volume 2 – Certificação Participativa.
Vol. 3 – Agricultura Urbana
CARTILHA 03capa AgriUrb.indd
Enquanto os impactos da urbanização são fragilmente encarados pelas políticas públicas, inúmeras iniciativas no mundo repensam as cidades em suas características de produção, consumo e descarte de alimentos. Das Hortas Urbanas à Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos, e com amplo reflexo na rede municipal de ensino de Florianópolis, o Cepagro tem gerado referências nacionais no tema.
Veja também o vídeo do volume 3 – Agricultura Urbana.
Vol. 4 – Diversificação Produtiva
CARTILHA 04capa Fumo.indd
A cadeia produtiva do tabaco, embora controversa, é encarada por muitos agricultores familiares do Sul do país como a única alternativa de renda. No contexto das ações nacionais de diversificação em áreas de tabaco, são apresentados exemplos bem sucedidos em propriedades no território do Alto Vale do Itajaí e tendo como paradigma a conversão para sistemas agroecológicos de produção – desde a a assistência técnica para transição à articulação de mercados de varejo e institucionais.
Veja também o vídeo do volume 4 – Diversificação Produtiva.
Serviço: Distribuição* da Coleção “Saber na Prática – Vivências em Agroecologia”
 Preencha o formulário disponível neste link
 
DVD