Educando e Transformando
com a Horta

O projeto Educando e Transformando com a Horta tem apoio do Instituto MRV e desenvolve atividades de educação agroecológica em três escolas municipais de São José, na região da Grande Florianópolis (SC): Escola do Mar Flavia Scarpelli Leite, Centro Educacional Municipal Santa Terezinha e Centro Educacional Municipal Amélia Inácia de Medeiros Ludwig. 

O projeto teve início em 2020 e, devido a pandemia de Covid-19, foi adaptado ao modelo de ensino remoto, o que resultou na produção de vídeoaulas que abordavam os três eixos da metodologia de hortas pedagógicas do Cepagro: Agroecologia, Compostagem e Educação Alimentar.

Com o retorno das aulas presenciais, foram realizadas visitas semanais às escolas para o desenvolvimento de atividades nas hortas pedagógicas. Além dos estudantes, as vivências envolvem toda a comunidade escolar – professores, direção, pais e mães, cozinheiras, nutricionistas e agentes de limpeza – em uma metodologia ativa de aprendizagem, com o objetivo de promover a horta escolar como uma ferramenta pedagógica. O projeto já está em sua segunda edição, envolvendo mais de 500 estudantes nas três escolas.