DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

A promoção do desenvolvimento rural sustentável no Cepagro está voltada para o fomento à transição agroecológica e à diversificação produtiva, além do fortalecimento da identidade de grupos de agroecologia. Trabalhamos junto a agricultores familiares, tanto os que buscam alternativas à agricultura chamada convencional quanto os que já estão inseridos em redes agroecológicas.

A fim de fortalecer a relação campo-cidade, atuamos também junto a consumidores, estudantes, educadores e lideranças comunitárias. Como metodologia de trabalho, priorizamos a mobilização e articulação comunitária; a realização de oficinas, seminários e intercâmbios de saberes; a inclusão e integração de famílias na Rede Ecovida de Agroecologia e outras redes colaborativas, além do apoio ao Sistema Participativo de Garantia.

A partir dessas ações, promovemos uma agricultura mais sustentável, com melhorias na saúde das famílias agricultoras, no meio ambiente e na qualidade dos alimentos; contribuindo para a permanência das famílias no campo e a conservação e valorização da agrobiodiversidade. Paralelamente, por meio da participação em espaços públicos de representação e ações de incidência política, fomentamos o acesso e fornecemos subsídios para a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agroecologia. Colaboramos ainda com atividades de pesquisa e extensão universitárias.