Saberes na Prática em Rede

Projeto apoiado pela Fundação Inter-Americana (IAF) e que articula organizações brasileiras e de outros 5 países latino-americanos. O objetivo é mobilizar uma rede de colaboração em torno da Agroecologia, promovendo a troca de experiências e o compartilhar de conhecimentos entre organizações latino-americanas donatárias da IAF.

Organizações participantes: 

  • – Cetap (RS)
  • – Movimento Mecenas da Vida (BA)
  • – Centro Campesino para el Desarrollo Sustentable A. C. (México)
  • – Tijtoca Nemiliztli A. C. (México)
  • – Movimiento de Economía Social y Solidaria del Ecuador (meSSe – Equador)
  • – Fundesyram (El Salvador) 
  • – Asociación de Productores Orgánicos (APRO – Paraguai).

O primeiro momento de atividades do projeto foi durante o Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia e o Encontro de Donatários da IAF, realizados em abril de 2017. Desde então, as organizações promoveram outros encontros, seminários e oficinas para troca de experiências e aprendizados mútuos. Com a pandemia da COVID 19, as atividades presenciais tiveram uma pausa, mas as organizações seguiram articuladas de forma virtual.

Através da Série Saberes Agroecológicos em Rede, que traz depoimentos de quem faz a Agroecologia acontecer na América Latina, é possível conhecer um pouco dos públicos e das equipes que participam do projeto.

Estes foram alguns dos eventos coletivos do projeto:

Ao longo destes anos todos, as organizações do Comitê Gestor e em especial o Cepagro estreitou relações com a Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), mais precisamente com a professora e pesquisadora canadense, Hannah Wittman. Nesta relação, iniciou-se o desenvolvimento de uma nova temática para dentro do projeto: os Indicadores de Agroecologia, o que deu origem ao projeto piloto Agroecologia na América Latina: construindo caminhos.